Incêndio no Parque das Emas já atingiu 30 mil hectares, diz Corpo de Bombeiros
Operação de combate às chamas já dura 3 dias; corporação já utilizou mais de 30 mil litros de água.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), informou nesta terça-feira (13/07), que o incêndio no Parque Nacional das Emas, no sudoeste goiano, já atingiu mais de 30 mil hectares de reserva. Além do CBM-GO, o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul (CBM-MS) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) auxiliam no combate as chamas.
Segundo a corporação, a Operação Cerrado Vivo mobilizou efetivo de 15 especialistas bem equipados que já estão em combate desde a madrugada do dia 11, além de uma força tarefa regional das OBM’s locais.
Ao todo são, aproximadamente, 31 bombeiros do CBM, 15 bombeiros do CBM-MS e 51 brigadistas do ICMBio em ações de combate terrestre, com apoio de viaturas auto bomba e caminhões pipa. Foram utilizados até o dia 12 mais de 30 mil litros de água.
O incêndio já atingiu mais de 30 mil hectares de área do parque. Haviam 4 frentes principais do incêndio. Duas foram controladas com apoio de caminhões pipa de fazendeiros locais e atuação conjunta da Força Tarefa Especializada-FTE com bombeiros do MS.
Atualmente o ICMBios, CBMGO e CBMMS concentram suas ações para combater focos remanescentes próximos ao rio Formoso para evitar que o fogo ultrapasse um aceiro negro e atinja a região leste do parque e realizar monitoramento das áreas já debeladas para que não haja reignição com linhas de fogo ainda maiores.