O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Incêndio

Incêndio no Parque das Emas já atingiu 30 mil hectares, diz Corpo de Bombeiros

Operação de combate às chamas já dura 3 dias; corporação já utilizou mais de 30 mil litros de água.

Postado em 13 de julho de 2021 por admin
Incêndio no Parque das Emas já atingiu 30 mil hectares
Operação de combate às chamas já dura 3 dias; corporação já utilizou mais de 30 mil litros de água | Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), informou nesta terça-feira (13/07), que o incêndio no Parque Nacional das Emas, no sudoeste goiano, já atingiu mais de 30 mil hectares de reserva. Além do CBM-GO, o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul (CBM-MS) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) auxiliam no combate as chamas.

Segundo a corporação, a Operação Cerrado Vivo mobilizou efetivo de 15 especialistas bem equipados que já estão em combate desde a madrugada do dia 11, além de uma força tarefa regional das OBM’s locais.

Ao todo são, aproximadamente, 31 bombeiros do CBM, 15 bombeiros do CBM-MS e 51 brigadistas do ICMBio em ações de combate terrestre, com apoio de viaturas auto bomba e caminhões pipa. Foram utilizados até o dia 12 mais de 30 mil litros de água.

O incêndio já atingiu mais de 30 mil hectares de área do parque. Haviam 4 frentes principais do incêndio. Duas foram controladas com apoio de caminhões pipa de fazendeiros locais e atuação conjunta da Força Tarefa Especializada-FTE com bombeiros do MS.

Atualmente o ICMBios, CBMGO e CBMMS concentram suas ações para combater focos remanescentes próximos ao rio Formoso para evitar que o fogo ultrapasse um aceiro negro e atinja a região leste do parque e realizar monitoramento das áreas já debeladas para que não haja reignição com linhas de fogo ainda maiores.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também