Cirurgia de Iris foi bem sucedida após ex-prefeito sofrer AVC
O motivo do sangramento, de acordo com a sua equipe médica, foi a ingestão de anticoagulantes.
Aos 87 anos de idade, o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O político foi internado na manhã da última sexta-feira (6) após passar mal com uma “leve dor de cabeça” e pouco tempo depois foi diagnosticado com o quadro de sangramento há pelo menos dois dias no cérebro e o ex-prefeito precisou passar por uma cirurgia de drenagem do sangramento no cérebro no Hospital Neurológico de Goiânia.
A cirurgia foi bem sucedida e aconteceu na parte da tarde do mesmo dia e durou aproximadamente 3 horas. O ex-prefeito agora vai seguir internado, onde será acompanhado pelo neurocirurgião Dr. Valter Costa e pelo neurologista Sebastião Eurico, que seguem acompanhando o político, que está na UTI do hospital em acompanhamento e repouso, para aquietar o cérebro.
O motivo do sangramento, de acordo com a sua equipe médica, foi a ingestão de anticoagulantes, e vai seguir em acompanhamento para não sangrar novamente. Não há previsão de alta.
“O sangramento foi controlado, mas deixamos ele entubado, porque se ele for acordar, ele pode ficar muito agitado e pode retornar a um estado hemorrágico”, comentou um dos seus médicos, que destacou a importância de o ex-prefeito procurar um hospital rapidamente. “Foi essencial porque fizemos o diagnóstico rapidamente”, comentou.
O médico e governador do Estado, Ronaldo Caiado (Democratas), esteve em contato com a equipe médica do ex-prefeito e disse que está acompanhando a situação de Iris, assim como a sua esposa, a ex-deputada federal Dona Iris (MDB), que esteve no Hospital Neurológico no início da tarde para acompanhar a situação do ex-prefeito.
O primeiro a se pronunciar sobre o assunto foi o governador, que confirmou a necessidade de cirurgia. De acordo com Caiado, a cirurgia foi necessária para conter o sangramento na região temporal do cérebro. Isso aconteceu em decorrência do uso de anticoagulantes.
“Estou extremamente otimista com o resultado, pois conheço a competência das equipes do Valter e do neurologista Sebastião Eurico. Peço a Deus que Iris se recupere logo, porque ele tem muito a construir em nosso Estado de Goiás. À família, meu carinho, ombro amigo e todo apoio”, disse o governador em publicação nas suas redes sociais.
Diferente do AVC isquêmico, que ocorre quando há a obstrução de uma das artérias, impedindo a passagem de oxigênio para as células cerebrais, caso mais comum, o tipo do AVC que o ex-prefeito sofreu foi o hemorrágico, que acontece quando há o rompimento de um vaso cerebral, causando a hemorragia. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), estes casos representam apenas 15% dos casos e podem levar ao óbito com mais facilidade que o AVC isquêmico.
Internação e cirurgia mobilizam políticos goianos
Com mais de 62 anos de vida pública, o estado de saúde do ex-governador, ex-prefeito, ex-senador e ex-ministro Iris Rezende repercutiu em todo o Estado com declarações de parceiros políticos, como o governador Ronaldo Caiado (Democratas), Daniel Vilela (MDB) e Gustavo Mendanha (MDB) e até mesmo de seu rival e algoz na política goiana, o também ex-governador Marconi Perillo (PSDB).
A sensibilidade para com a saúde de Iris foi unânime entre grande parte da política do Estado. Eles desejam melhoras, saúde, pensamentos positivos e força para a família do ex-prefeito que segue internado no Hospital Neurológico.
“É um breve momento”, escreveu a primeira-dama do Estado Gracinha Caiado. Ela deseja melhoras ao ex-governador e ex-prefeito e disse que o considera um “grande amigo”.
Sucessor de Iris na prefeitura, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), disse que está enviado “orações e boas energias” para a recuperação do ex-prefeito Iris Rezdende. “Quando soube do mal-estar, liguei para Wilson Baleeiro [que acompanha o emedebista], e o pedi que leve o meu abraço à família e me mantenha informado”, comentou o republicano.
Seu correligionário e presidente do Diretório do MDB, Daniel Vilela, também se pronunciou sobre o estado de saúde de Iris. Ele disse que deseja uma forte recuperação do ex-prefeito e destacou a fé e o vigor físico do emedebista, que é `’invejável”. “Somado ao carinho e zelo de sua família e ao nosso apoio, nos faz ter convicção de que em breve ele estará ao nosso lado”, destacou o presidente.
Até mesmo o rival histórico na política do Estado se pronunciou sobre o estado de saúde de Iris e o desejou melhoras. O tucano disse que ficou sabendo da cirurgia e disse que seu pensamento é para que saúde do emedebista seja restabelecida.
Além do governador e dos ex-governadores, deputados federais, estaduais, vereadores e políticos de todo o Estado se pronunciaram sobre a situação de saúde do ex-prefeito. Todos desejam melhoras, saúde e reiteram que estão na torcida pelo ex-prefeito.
Até o fechamento desta edição não houve mais informações sobre o estado de saúde do emedebista.