O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Pandemia

Justiça estende teletrabalho a todos os servidores não imunizados

Desembargador responsável pela liminar explica que a decisão busca evitar o contágio de coronavírus e prevenir a sobrecarga do sistema de saúde

Postado em 10 de agosto de 2021 por Giovana Andrade
Justiça estende teletrabalho a todos os servidores não imunizados
Desembargador responsável pela liminar explica que a decisão busca evitar o contágio de coronavírus e prevenir a sobrecarga do sistema de saúde | Foto: Reprodução

O Sindipúblico conseguiu nova liminar na Justiça, dessa vez para manter todos os servidores do Poder Executivo Estadual, que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19, no regime de teletrabalho ou no regime de Desocupação Funcional por Calamidade Pública, ressalvando apenas os casos em que essas modalidades sejam inviáveis.

Com isso, estão suspensos os efeitos do decreto publicado no dia 30 de julho, que determinava o retorno dos servidores ao ambiente presencial a partir do dia 02 de agosto. A decisão foi tomada na semana seguinte à liminar do próprio Tribunal de Justiça que encaminhou ao teletrabalho os servidores públicos do grupo de risco que ainda não estão completamente imunizados.

Em sua decisão, o Desembargador Marcus da Costa Ferreira, integrante do Órgão Especial do TJ-GO, destacou que as taxas de contaminação ainda estão altas, e variantes estão se espalhando por todo o país. “Nesse cenário, Goiás, da Capital ao interior, não está, infelizmente, totalmente imune”, disse. “Na atual conjuntura, a permanência dos servidores em regime de teletrabalho, além de conter o contágio, evitará sobrecarregar o sistema de saúde, sobretudo as UTIs”, concluiu o desembargador.

O Sindipúblico entende que a presença de profissionais não imunizados no ambiente de trabalho representa risco a si, aos demais servidores, e à população. Nylo Sérgio, presidente do Sindicato, ressalta que a situação do estado de Goiás é preocupante, e cita o estudo da Universidade Johns Hopkins publicado recentemente no jornal The New York Times que aponta Goiás como a unidade com maior índice de casos e mortes por Covid-19 a cada 100 mil habitantes.

“O quadro atualizado dos estados brasileiros mostra ainda que Goiás é uma das cinco unidades da federação que estão com índices de novos casos e óbitos em ascensão, enquanto a taxa de ocupação nas UTIs permanece acima de 80%”, aponta Nylo.

O sindicato destaca que os servidores poderão apresentar a decisão no departamento de pessoal de cada órgão, a fim de que o órgão cumpra imediatamente a liminar.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também