Confira como se manifestou cada deputado federal sobre a PEC do Voto Impresso
Apesar de a proposta ter sido rejeitada na última sexta-feira (6/8), por 22 votos a 11, o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), decidiu colocá-la em votação pelo plenário mesmo assim
Mesmo a Proposta de Emenda à Constituição 135/19, que torna obrigatório o voto impresso, tendo sido rejeitada em comissão especial na última sexta-feira (6/8), por 22 votos a 11, o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), decidiu colocá-la em votação pelo plenário. Segundo o parlamentar, os pareceres de comissões especiais não são conclusivos e a disputa em torno do tema “já tem ido longe demais”. Não é garantido, mas há possibilidade do plenário da Câmara dos Deputados discutir a matéria.
O tema não é novidade e há alguns dias deputados federais goianos já manifestam suas opiniões a respeito. Nas redes sociais, a maioria se mostra a favor da PEC. E, caso seja mantida a análise em plenário, a matéria precisa ser aprovada por três quintos dos deputados, o correspondente a 308 votos favoráveis, em dois turnos de votação. Se for rejeitada pela maioria dos parlamentares, a matéria será arquivada.
Se a proposta for aprovada pela Câmara, o texto segue para apreciação do Senado, onde também deve ser analisado em dois turnos e depende da aprovação de, pelo menos, 49 senadores. Confira, agora, o que publicaram nas redes sociais alguns dos deputados federais em Goiás:
Magda Mofatto (PL)
Zacharias Calil (DEM)
Francisco Jr (PSD)
João Campos (Republicanos)
Glaustin da Fokus (PSC)
Professor Alcides (PP)
Célio Silveira (PSDB)
Major Vitor Hugo (PSL)
Delegado Waldir (PSL), Rubens Otoni (PT), Elias Vaz (PSB), Flávia Morais e José Nelto (PODE) não publicaram nada mas informaram ser contra a PEC. Zé Mario (Dem) também é a favor e Adriano do Baldy (PP), Lucas Vergílio (Solidariedade), Alcides Rodrigues (PRP) não responderam a reportagem nem publicaram nada em suas redes sociais.