MS autoriza aplicação da vacina Pfizer em imunizados com AstraZeneca
Decisão vai ao encontro da escassez de novas doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a Fiocruz
O Ministério da Saúde deu sinal verde para que municípios apliquem o imunizante da Pfizer como substituto da segunda dose da vacina AstraZeneca.
A administração do imunizante, segundo a pasta, é recomendado em casos em que não for possível a aplicação da segunda dose da vacina do mesmo fabricante “seja por contradições específicas ou por ausência daquele imunizante no País”, diz o comunicado.
O pronunciamento do Ministério da Saúde, divulgado neste sábado (14/8), vai ao encontro da escassez no fornecimento de novas doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a Fiocruz. Apesar da grande quantidade de doses recebidas, especialmente ao longo dos meses de abril e junho, a chegada do medicamento ao Brasil foi diminuindo gradativamente.
A decisão foi tomada com base na avaliação de dois estudos que garantiram, respectivamente, um “bom perfil de segurança, bem como “uma resposta imune superior” em casos de administração do medicamento adverso.