Sabrina Garcez é cotada para liderança do prefeito na Câmara
Experimentada, a vereadora transita bem não só entre os colegas de Parlamento, mas também entre integrantes do Paço Municipal
Ainda paira no radar da prefeitura de Goiânia a expectativa de substituição do atual líder de governo na Câmara Municipal, vereador Sandes Júnior (Progressistas). Esperava-se que as conversações sobre o assunto fossem findadas já na retomada das atividades parlamentares, no último 10 de agosto. Porém, ao que tudo indica, o processo de substituição foi ligeiramente adiado.
As razões que levaram à mexida no ‘cronograma’ se deve, dentre outros pontos, à polêmica que marcou a retomada dos trabalhos legislativos na última semana, quando o atrito — internamente escancarado — entre o vereador Kleybe Morais (MDB) e o secretário de Governo, Arthur Bernardes, ganhou ainda mais musculatura.
A reunião, promovida no Paço Municipal para tratar sobre o impasse de ambos, foi pautada, inclusive, pelo anseio do Executivo em transparecer e reafirmar o bom relacionamento com o Parlamento goianiense.
Apesar de escanteada, a discussão sobre a substituição do líder deve ser resgatada em um futuro não muito distante. Nos bastidores, o comentário é que a manutenção de Sandes estaria “insustentável” para o prefeito, haja vista que o líder “não articula as votações”, nem “defende o Governo em momentos importantes”, justificou um parlamentar ao ser questionado sobre o assunto.
Para além do óbvio — que passa pelos nomes de Leandro Sena (Republicanos) e Léo José (PTB) como possíveis substitutos —, a leitura é que o prefeito tem estudado, com cautela, um nome capaz de permear com facilidade entre os colegas, bem como defender com afinco as propostas do Executivo.
Conforme apurado pela reportagem do O Hoje, um dos nomes mais cotados — para surpresa de gregos e troianos — é o da vereadora Sabrina Garcez (PSD). Além do quesito “experimentada”, a vereadora traz consigo outros alicerces dignos de atenção por parte do Executivo.
Recentemente, Sabrina pôde demonstrar ao prefeito sua habilidade de articulação ao se destacar como um dos principais pivôs da aproximação entre Rogério Cruz e o senador Vanderlan Cardoso (PSD).
Ambos, que há pouco eram opositores, agora compartilham um clima amistoso. Em encontro pouco antes da retomada do segundo semestre, Vanderlan chegou, inclusive, a se reunir com o prefeito onde conversaram, dentre outros temas, sobre a possibilidade de aliança política para o ano que vem.
Vale lembrar que em um passado não muito distante, os políticos protagonizaram uma sequência de troca de farpas que levaram o senador a defender a abertura de um processo com foco no questionamento das eleições 2020. O alvo seria a chapa vitoriosa encabeçada por Maguito Vilela (MDB) e Rogério Cruz.
Fato é que a vereadora tem ganhado espaço junto ao prefeito. Nos bastidores, há quem arrisque dizer que caso a vereadora não assuma a liderança, poderá ser “aproveitada” em projetos mais robustos da administração goianiense.
Conforme mostrado pela reportagem anteriormente, Sandes Júnior foi escolhido como líder do governo na Casa por um grupo de 21 vereadores que deu sustentação a eleição de Romário Policarpo (Patriota) para presidente da Câmara. O parlamentar foi procurado para comentar a possibilidade de afastamento, mas não atendeu aos telefonemas.