Brasil imunizou 75% da população adulta com a primeira dose
Apesar da conquista, somente 25% da população está com o ciclo vacinal completo
Após sete meses da campanha de vacinação contra a Covid-19, o Brasil conseguiu, nesta sexta-feira (20/08), imunizar 75% da população adulta com a primeira dose. Segundo o Ministério da Saúde, há mais de 160 milhões de brasileiros acima dos 18 anos e 120 milhões já receberam o primeiro reforço de imunização.
O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 prevê concluir esta etapa de vacinação até o fim de setembro. O país deve receber, entre agosto e setembro, mais 131,4 milhões de doses de imunizantes. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comemorou o resultado.
“Nós assumimos um grande desafio desde que começamos a vacinação no Brasil: vacinar o mais rápido possível os brasileiros. Seguimos firmes nesse propósito, confiantes de que estamos no caminho certo para conter a pandemia da Covid-19 e ter um cenário sanitário mais tranquilo”, afirma.
Entretanto, com apenas 53,2 milhões de pessoas imunizadas com a segunda dose ou dose única, o Brasil possui apenas 25% da população com o ciclo vacinal completo. Conforme dados da plataforma Our World in Data, estamos atrás de países como os Emirados Árabes Unidos (73,4%), Uruguai (69,95%) e Chile (68,26%).
Os brasileiros contam com quatro vacinas contra a Covid-19 sendo aplicadas: CoronaVac do Instituto Butantan, Oxford/AstraZenica, Pfizer/BioNTech e Jansen. Ao todo, já foram aplicadas 172,9 milhões de doses das 207 milhões recebidas e distribuídas pelo Ministério da Saúde.