O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Sabores

Frutos do Cerrado atraem os paladares curiosos na Restaurant Week Brasília

Nonna Augusta risoto de pequi, acompanhado de medalhão de frango e tomate confitado é um dos pratos disponíveis

Postado em 21 de agosto de 2021 por Redação
Frutos do Cerrado atraem os paladares curiosos na Restaurant Week Brasília
Nonna Augusta risoto de pequi

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul. Sua grande extensão lhe garantiu uma grande diversidade de flora, e proporcionou aos seus moradores uma longa lista de frutos, folhagens e temperos para seus pratos típicos. Pensando em uma proposta de aproximar os brasilienses ainda mais de frutos do cerrado, a Restaurant Week propôs o tema ‘Histórias do Cerrado’ para enaltecer o bioma e celebrar antecipadamente o Dia Nacional do Cerrado, comemorado em 11 de setembro.

O festival desafiou os chefs a unir ingredientes pouco usuais aos seus estilos gastronômicos.  Vale destacar que o projeto vai passar por Goiânia em outubro e seguirá com a temática sobre o Cerrado. Casas como Contê, Bla’s, Quitinete Gourmet, Nakombi, Verona e a Nonna Augusta prepararam para a 24° edição do Restaurant Week pratos com pequi, buriti, castanha de baru, maracujá do cerrado, cumaru, capim santo, ora-pro-nóbis, e guariroba.

Contemporaneidade no sabor

Com a criatividade já conhecida em seus pratos, os restaurantes contemporâneos Bla’s, Quitinete Gourmet e Contê conseguiram inovar ainda mais ao inserirem frutos do cerrado no menu para a Restaurant Week. Desde pequi até ora-pro-nóbis, os chefs das três casas souberam combinar os sabores pouco tradicionais desses alimentos.

O Bla’s apresentou opções de prato principal e sobremesa, tanto no almoço quanto no jantar. Para o almoço, a casa apresenta de prato principal uma sobrecoxa de frango desossada com arroz de galinha, papel de quiabo e espuma leve de pequi, enquanto o pudim do vovô leva em sua receita cumaru. Já no jantar, o chef Gabriel Blas propôs um robalo ao molho teryaki de maracujá do cerrado, servido com arroz cremoso de coco, tomatinhos e chips. Para a sobremesa, o restaurante oferece uma panna cotta de tapioca com coulis de capim santo.

Já o Quitinete Gourmet traz ao todo cinco opções de pratos com frutos do cerrado. No almoço, os frutos estão presentes na entrada de pastelzinho de frango desfiado com polpa de pequi e molho de pimenta artesanal, e nas duas opções de sobremesa: pudim de maracujá do cerrado com aroma de flores, e o mousse de pinha com fava de baunilha do cerrado. Para o jantar a casa apresenta duas opções de pratos principais, sendo a primeira delas um filé de tilápia grelhada com molho de seriguela e legumes salteados. A segunda opção é o escalope de filé mignon com creme de baru, bacon laminado crocante e fettuccine ao molho de funghi porcini seco.

O Contê contou com a criatividade do chef Manuel Ruiz que inovou bastante! No almoço, a casa apresenta duas opções de entradas: bolinho de galinhada sobre vinagrete de banana da terra e gel de buriti; e mini quiche de guariroba e tomate seco, sobre ninho de couve mineira. Em seguida, o cliente pode escolher entre um risoto de rabada com crocante de ora-pro-nóbis e gel de pequi, ou um filé de peixe branco com crosta de castanha de baru, emulsão de coco e arroz cremosos com queijo curado. Para o jantar, as opções são pappardelle com carne de panela, emulsão de queijo e ora-pro-nóbis para prato principal, seguido por um sorvete de amendoim com calda de buriti e farelo de castanha.

O cerrado na culinária mundial

Os frutos do cerrado também entraram com tudo nas culinárias japonesa e italiana. Os restaurantes Nakombi, Nonna Augusta e Verona apresentaram pratos com ingredientes típicos do bioma, mantendo a essência das casas. O Nakombi, conhecido pela diversidade de pratos nipônicos, elaborou uma sopa de missô, lula e farofa de baru como prato principal do jantar.

O restaurante Nonna Augusta apresentou duas opções de pratos principais para o jantar: o risoto de pequi, acompanhado de medalhão de frango e tomate confitado; e o escalope de mignon ao molho de buriti, acompanhado de tagliarini ao molho de fonduta de queijo brie. Já para a sobremesa, a casa combinou uma farofa de castanha de baru com um semifredo de chocolate com café do cerrado e chantilly de doce de leite.

O Verona Ristorante conseguiu encaixar frutos do cerrado em todo o cardápio de almoço para o festival. A casa dispõe de duas opções de entradas, sendo a primeira uma salada de trio de folhas, croutons, molho especial com baunilha do cerrado e frango defumado em bacon crocante. A segunda opção são tomates italianos clássicos em molho pomodoro de alho, e manjericão gratinado em parmesão com pesto de baru trufado, que pode ser seguido pelo risoto cremoso da polpa do pequi com carne curada desfiada e finalizado com parmesão como prato principal.

24ª Brasília Restaurant Week

Quando: até 5 de setembro de 2021

Para conhecer os restaurantes e menus participantes acesse:(restaurantweek.com.br)

Para mais informações: (@restaurantweekbrasil)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também