O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 24 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Inclusão

Imóveis antigos podem ter prazo para se adequarem às regras de acessibilidade para PCDs

Os vereadores Lucas Kitão (PSL) e Willian Veloso (PL) apresentaram um projeto de lei que estabelece prazo de 36 meses para o atendimento às regras da NBR 9050

Postado em 16 de setembro de 2021 por Giovana Andrade
Imóveis antigos podem ter prazo para se adequarem às regras de acessibilidade para PCDs
Os vereadores Lucas Kitão (PSL) e Willian Veloso (PL) apresentaram um projeto de lei que estabelece prazo de 36 meses para o atendimento às regras da NBR 9050. | Foto: Reprodução

Os vereadores Lucas Kitão (PSL) e Willian Veloso (PL) apresentaram, nesta quarta-feira (15/09), um projeto de lei que estabelece um prazo de 36 meses para que os imóveis comerciais e residenciais construídos há 15 anos ou mais tenham acessibilidade para as pessoas com deficiência (PCDs) e que têm mobilidade reduzida.

Com base no Código de Obras e Edificações do Município de Goiânia, o projeto estabelece que imóveis antigos (a partir de 15 anos) que não estão adequados à NBR 9050, que define os aspectos de acessibilidade a serem observados nas construções urbanas, deverão realizar as mudanças necessárias para se adequarem à norma, e prevê sanções da prefeitura de Goiânia para o proprietário ou representante legal do imóvel.

Essas edificações terão o prazo de 36 meses (3 anos) para modificarem a sua estrutura, e devem passar a atender às regras no prazo de 120 dias. Imóveis mais recentes, por sua vez, já teriam a obrigação de seguir as normas do Código de Obras, uma vez que foram construídos quando o Código de Obras já estava em vigor.

A justificativa dos parlamentares para a cobrança das normas reguladoras é que o Código do Obras de Goiânia já prevê as adaptações para novas edificações, e por isso se faz necessário estabelecer um período para que os prédios antigos realizem as devidas adaptações, de forma a democratizar o acesso a esses espaços.

“É um projeto que tem o objetivo de exigir e adaptar as antigas edificações à realidade das pessoas que têm mobilidade reduzida, que solicita a adaptação destes imóveis para atender à população e para melhorar a mobilidade e humanizar as pessoas com dificuldade de locomoção em Goiânia”, declarou o vereador Lucas Kitão.

O vereador Willian Veloso, que também luta pela acessibilidade e é representante da causa, assinou a matéria e ressaltou a importância de os prédios antigos se adequarem à NBR 9050, visto que, nas condições atuais, impossibilitam o acesso de pessoas com deficiência. “É uma iniciativa que se faz necessária nos prédios comerciais e também nos prédidos públicos da capital”, defendeu o vereador.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também