Congresso americano pode barrar US$ 500 milhões em exportações do Brasil contra o desmatamento
“A aprovação da lei vai ser uma oportunidade para o Brasil”, disse um político estadunidense.
Uma lei está sendo estudada no Congresso dos Estados Unidos para barrar a importação de países com índices altos de desmatamento florestal. Itens como soja, cacau, gado, borracha, óleo de palma, madeira e seus derivados seriam impedidos de entrar nos EUA caso tanto o produtor quanto o importador não comprovassem a legalidade dos produtos.
O projeto Forest Act 2021 foi apresentado na última quarta (6/10) pelo senador democrata Brian Schatz e o congressista democrata Earl Blumenauer.
“Em 2020, os EUA importaram carnes e couros bovinos processados avaliados em mais de US$ 500 milhões do Brasil. Ali, a pecuária é o maior impulsionador do desmatamento na Floresta Amazônica e outros biomas, e 95% de todo o desmatamento feriam a lei”, diz o texto.
À BBC, Blumenauer disse que “a aprovação da lei vai ser uma oportunidade para o Brasil (mudar), já que até agora o país está tratando com deboche seus compromissos ambientais. O atual governo tem agido de forma descuidada em relação ao desmatamento, não tem sido particularmente sensível aos direitos dos povos indígenas. Isso fere os interesses do Brasil”.