Primeira derrota na era Dorival
Brasil pressionou, mas encontrou dificuldades para superar a defesa paraguaia, que resistiu e garantiu a vitória
Depois de 16 anos, a seleção brasileira voltou a perder para o Paraguai. Na noite desta terça-feira (10), em Assunção (PAR), o Brasil foi derrotado pela equipe paraguaia pelo placar de 1 a 0 em partida da oitava rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. O resultado marcou a primeira derrota de Dorival Júnior no comando da seleção brasileira. Apesar do resultado negativo, o Brasil ainda se mantém na zona de classificação para a Copa do Mundo de 2026, com 11 pontos.
Antes, o Paraguai havia vencido o Brasil em 2008, com gols de Roque Santa Cruz e Salvador Cabañas pelo placar de 2 a 0. Desta vez, o carrasco brasileiro foi Diego Gómez, que balançou as redes aos 18 minutos do primeiro tempo no Paraguai.
O jogo
No primeiro tempo, o Brasil teve mais posse de bola do que o Paraguai, mas essa vantagem não se traduziu em gols. Aos 18 minutos, na primeira chance clara dos paraguaios, a seleção da casa abriu o placar.
A jogada começou pela lateral esquerda com Junior Alonso – conhecido dos brasileiros por jogar no Atlético Mineiro -, que cruzou a bola na área. Gabriel Magalhães tentou afastar de cabeça, mas a bola sobrou para Diego Gómez na entrada da área, que acertou um belo chute de trivela. A bola ainda tocou na trave antes de entrar, deixando o goleiro Alisson sem chances de defesa.
Parou na defesa paraguaia
Na segunda etapa, o Brasil voltou a campo com uma postura mais agressiva, buscando impor sua posse de bola, mas a equipe de Dorival Júnior não conseguiu ultrapassar a forte defesa paraguaia.
Aos 50 minutos, no último ataque do Brasil, Gerson, volante do Flamengo, teve a oportunidade de empatar, mas finalizou para fora, mandando a bola para as arquibancadas do Estádio Defensores del Chaco. Pouco antes, Luiz Henrique tentou um passe longo da direita para a esquerda em direção a Vini Jr., mas exagerou na força, resultando em um tiro de meta para o Paraguai.
Nos minutos finais, o Brasil pressionou, mas encontrou dificuldades para superar a defesa paraguaia, que resistiu e garantiu a vitória.