Márcio e Lissauer, candidatos que mais recebem votos bolsonaristas
Foi dada a largada do embate eleitoral entre os que buscam conquistar prefeituras e uma vaga nos Legislativos municipais
A partir desta sexta-feira (16), foi dada a largada do embate eleitoral entre os que buscam conquistar prefeituras e uma vaga nos Legislativos municipais. Embora o principal palanque eletrônico seja o da TV e o rádio, que serão liberados só a partir do dia 30 de agosto, os candidatos saíram às ruas nesta sexta-feira para o corpo a corpo com o eleitor e por meio das redes sociais. Em Goiás, dois pré-candidatos a prefeitos do PL, Márcio Corrêa (Anápolis) e Lissauer Viera (Rio Verde), se destacam, conforme pesquisas qualitativas, como os que mais vão receber votos influenciados por Jair Bolsonaro. A explicação do especialista é que Anápolis é o município goiano com a maior concentração da fé judaico-cristã, que se divide entre evangélicos e católicos. Esta característica explica o crescimento rápido do candidato do PL, Márcio Corrêa, apoiado por Bolsonaro e o senador Wilder Morais, portanto, votos da direita e conservadores que representam a maioria do eleitorado anapolino.
No caso de Rio Verde, o espectro de direita e centro-direita é maioria do eleitorado e tem no ex-presidente Jair Bolsonaro seu mais fiel representante, portanto, o candidato a prefeito Lissauer Vieira, também empresário e produtor rural, está em sintonia com este eleitorado conservador. O apreço de Bolsonaro pelo agro é tanto que, quando ele veio a Rio Verde para referendar o nome de Lissauer, ele pernoitou na cidade e teve inúmeras reuniões com lideranças empresariais, principalmente do agronegócio em defesa da candidatura de Lissauer.
Caminhada e visitas ao comércio
Lissauer Vieira dedicou seu primeiro dia de campanha em visitas no comércio e reuniões com lideranças. À coluna, ele disse que foi bem produtivo o primeiro dia de corpo a corpo e que, de modo geral, a população de Rio Verde está atenta aos candidatos. “Será uma campanha bem divulgada pela mídia e a população mostra-se atenta ao debate político e às propostas para a cidade.”
Incentivo e adesivaço
Conforme relato do coordenador da campanha de Márcio Corrêa em Anápolis, deputado estadual Amilton Filho, “foi um dia muito bom e mostrou que nosso candidato, Márcio Corrêa, está sintonizado com os anseios dos anapolinos, tendo como base a receptividade da população ao adesivaço que fizemos”.
Gugu e Karfan…
… separados, mas apenas no corpo a corpo com a população no primeiro dia de campanha em Itumbiara. “Uma loucura com agenda lotada, eu para um lado da cidade e o Gugu em outro. Agora à noite (sexta-feira), Gugu foi à missa e depois visita nas barraquinhas”, disse Neto Karfan, o vice de Gugu Nader.
Marconi faz reparo
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, fez um reparo sobre a nota principal da Xadrez, nesta sexta-feira (16), que “Zenilton pode ficar fora das eleições”. Marconi disse que o Cidadania de Planaltina não participou da convenção “porque não quis sair do cocho do atual prefeito”, em alusão a Cristiomário Medeiros. “Não há qualquer risco à candidatura do Professor Zenilton”, garante o presidente da Federação PSDB-Cidadania.
Tempo a Maduro
Para a líder da maioria na Câmara Federal, deputada Bia Kicis (PL-DF), a sugestão de Lula para que faça nova eleição presidencial na Venezuela é para “dar tempo para que Maduro falsifique as atas”. Novamente ela joga combustível na fogueira: “Óbvio que ele [Lula] não tem coragem de propor a mesma coisa aqui, mas deveria, pois, sem a segurança do voto impresso e auditável, ninguém sabe ao certo quem de fato venceu a eleição de 2022”.