Pablo Marçal, o ‘intruso’ que assusta a direita e a esquerda paulistas
Pablo Marçal (PRTB), o coach goiano que virou a mesa da tradicional política paulistana ao se candidatar a prefeito da capital financeira do País
Pablo Marçal (PRTB), o coach goiano que virou a mesa da tradicional política paulistana ao se candidatar a prefeito da capital financeira do País. A princípio, ninguém dava muita importância às suas falas de influencer digital na arte de vender sonhos a empreendedores. No entanto, ao ser aberta a temporada de debates no rádio e na TV, ele mostrou aos perplexos políticos tradicionais que “chegou chegando”. Pode-se não aprovar seus métodos de abordagem ou de estratégias nos debates, mas Marçal inaugurou um novo estilo na conquista do voto. Ele soube misturar sua capacidade de verbalizar com fluência às novas técnicas de comunicação digital e tocar mentes e corações da periferia.
Neste território ele navega com vento à favor devido a ser sua principal ferramenta para encher seu cofre e fazer negócios. Esse instrumento de comunicação, políticos tradicionais como Guilherme Boulos (Psol), oprefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), Tabata Amaral (PSB), Luiz Datena (PSDB), entre outros menos cotados, não estavam preparados para enfrentar. Erraram ao imaginar Marçal folclórico ou em busca de holofotes políticos. Resultado: choque de realidade logo no primeiro debate promovido pelo Grupo Band, quando Marçal ‘exorcizou’ Boulos com uma carteira de trabalho. O susto foi tão avassalador para o psolista e os demais debatedores que as emissoras estão avaliando novos formatos de debates. Enquanto se recupera do susto, Pablo Marçal (PRTB) segue sendo o ‘intruso’ na política paulista que assusta a turma da direita e da esquerda, inclusive o presidente Lula.
Candidatos não despertaram o eleitor
Eleição, mais que um ato de cidadania, é uma festa cívica com oportunidades para a população avaliar as melhores propostas de seus candidatos, debater suas ideias e questionar sobre demandas represadas ou desafios futuros. Como só no dia 30 de agosto entra no ar o painel eletrônico do rádio e da TV, esse debate ainda é tímido e sem nenhuma novidade dos candidatos para ‘encantar’ o cidadão-eleitor.
Povo indiferente
Pesquisas qualitativas mostram que a população ainda continua indiferente ao burburinho das carreatas e não dá muita atenção aos “santinhos digitais” que inundaram as redes sociais. Alguns profissionais da área de marketing se debruçam em estudos de neurociência comportamental em busca de uma fórmula para ‘quebrar’ a indiferença da massa.
Marilia e Galdino
Apoiadores do candidato a prefeito de Catalão, Elder Galdino (REP), e sua vice, Marília Sebba (PSDB), em contato com a coluna, afirmam que, além de experientes, conhecem os desafios e problemas que existem em Catalão. “Galdino é um grande pecuarista e Marília é filha do veterano político Jardel Sebba e irmã do deputado estadual Gustavo Sebba. Portanto, os dois fazem uma boa dupla para administrar Catalão”, conta o apoiador.
“Gente boa”
“Renato é gente boa, mas totalmente desconhecido, tem um time muito fraco de candidatos a vereador e com um vice desconhecido, ao contrário de Elder e Marília, que contam com 90 candidatos a vereador”, atesta a mensagem do grupo de apoio de Elder e Marília.
Fala, Renato!
O candidato a prefeito de Catalão pelo PL, Renato Ribeiro, disse que sua candidatura “não é um projeto pessoal, mas da maioria dos conservadores que orbitam as propostas do PL para transformar Catalão novamente em referência regional”. Renato pontua que fica feliz que “nossos adversários percebem o crescimento de nossa candidatura”.