O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade

Fenômeno virtual Pablo Marçal ameaça a elite política paulista

O que mais desperta a atenção dos políticos tradicionais são os novos players políticos que surgem como passe de mágica em tão curto espaço de tempo

Não é de agora que as redes sociais passaram a ser um instrumento político poderoso, seja como informação honesta ou as chamadas ‘notícias falsas’. Mas o que mais desperta a atenção dos políticos tradicionais são os novos players políticos que surgem como passe de mágica em tão curto espaço de tempo. Esses novos personagens são produzidos pelas plataformas digitais, a maioria deles desprovidos de conteúdos relevantes e que realmente interessam à população. O fenômeno Jair Bolsonaro em 2018 (hoje no PL), que não dispunha de tempo de TV, rádio ou qualquer outro meio que não fossem as redes sociais, venceu a disputa e inaugurou um novo modelo de se fazer política. De 2018 para os dias de hoje, vários outros personagens surgiram no rastro de Bolsonaro e no campo da direita.

O que acontece com os políticos tradicionais brasileiros e em especial na disputa pela Prefeitura de São Paulo é o exemplo deste fenômeno dos novos tempos midiáticos. Ex-vendedor de sonhos a empreendedores, Pablo Marçal (PRTB) segue essa trajetória de produzir novos mitos por meios virtuais. Sua ascensão rápida entre o eleitorado paulista é o reflexo da esquizofrenia em que a política brasileira se encontra. Há menos de um mês, Pablo Marçal era apenas mais um competidor na arena política. Agora, virou um problema que ameaça os políticos tradicionais paulistas. De acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22), Guilherme Boulos (Psol) está com 23%, Pablo Marçal (PRTB) 21% e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) 19%. O furacão Marçal pode ser o algoz da elite política paulistana.

Adriana e Mabel, os donos do tempo

Nesta quinta-feira (22), o TRE de Goiás divulgou o tempo de rádio e TV dos candidatos a prefeito de Goiânia. O candidato da base caiadista Sandro Mabel (União) ficou com 3 minutos e 11 segundos, seguido por Adriana Accorsi (PT), com 2 minutos e 5 segundos. Depois vêm Fred Rodrigues (PL), com 1 minuto e 54 minutos, Vanderlan Cardoso (PSD), 1 minuto e 44 segundos, Rogério Cruz (SD), 35 segundos, e Matheus Ribeiro (PSDB), 29 segundos.

Perto do primeiro

O Instagram do jornal O HOJE atingiu um marco significativo no último trimestre (maio-julho), registrando 23 milhões de impressões. Esse crescimento atesta a qualidade do conteúdo oferecido e consolida o perfil como o segundo maior Instagram de notícias do Estado de Goiás.

Trabalho de equipe

O crescimento das redes sociais é resultado de um trabalho de equipe do jornal O HOJE, que se dedica a postar notícias 24 horas por dia, todos os dias.

Dia agitado

Várias lideranças vindas do interior de Goiás têm movimentado a sede do PL em Goiânia. Além de documentação, buscam gravar mensagens ao lado do senador Wilder Morais para suas propagandas nas redes sociais.

Sem Alcides

A ausência do candidato a prefeito de Aparecida, Professor Alcides (PL), nos debates promovidos pelas TVs favorece seu adversário, Leandro Vilela (MDB), que aproveita o tempo para expor suas ideias à população de Aparecida.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também