O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Cemitério de Estrelas

Contratações de times brasileiros repercutem na Europa

Apesar de usar a expressão “cemitério de estrelas”, o jornal destacou o domínio do futebol brasileiro na América do Sul nos últimos anos

Matheus Santanapor Matheus Santana em 14 de setembro de 2024
lg noticias atacante martin braithwite apresentado oficialmente 40391
Apesar de usar a expressão "cemitério de estrelas", o jornal destacou o domínio do futebol brasileiro na América do Sul nos últimos anos | Foto: Reprodução

As movimentações dos clubes brasileiros nas últimas janelas de transferências têm atraído a atenção da imprensa europeia. Recentemente, após o Corinthians confirmar a contratação do holandês Memphis Depay, ex-jogador do Atlético de Madrid. O jornal ‘SPORT’ analisou o cenário atual do futebol brasileiro, referindo-se ao Brasileirão Betano como um “cemitério de estrelas”.

Historicamente, grandes nomes do futebol, revelados por clubes brasileiros e com carreiras vitoriosas na Europa, costumam retornar a seus times formadores no final da carreira. Como foi o caso de Marcelo e Thiago Silva, que voltaram ao Fluminense. No entanto, as últimas temporadas foram marcadas pela chegada de estrelas internacionais, chamando a atenção do mercado global.

Nomes como Bolasie no Criciúma, Campbell no Atlético-GO, Braithwaite no Grêmio, Memphis no Corinthians e Payet no Vasco surpreenderam o mercado de transferências. Além disso, o retorno de Philippe Coutinho ao Vasco e as contratações de Alex Sandro pelo Flamengo e Felipe Anderson pelo Palmeiras reforçaram a tendência de grandes contratações.

Apesar de usar a expressão “cemitério de estrelas”, o jornal destacou o domínio do futebol brasileiro na América do Sul nos últimos anos. Desde que o Flamengo venceu o River Plate em 2019, apenas clubes brasileiros conquistaram a Libertadores, com o Brasil monopolizando as finais da competição entre 2020 e 2022.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também