O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
Parceria

Presidente chinês condecora Dilma com mais alta honraria do país

Xi Jinping condecora Dilma Rousseff com a Medalha da Amizade

Postado em 14 de setembro de 2024 por Otavio Augusto
Dilma e presidente. Foto: Reprodução/ Instagram

Xi Jinping, concedeu a Medalha da Amizade a Dilma Rousseff. Presidente chinês condecora Dilma, essa é a mais alta honraria que a China oferece a estrangeiros. A cerimônia aconteceu na sexta-feira, 13 de setembro. Dilma Rousseff, economista e ex-presidente do Brasil, preside o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) desde 2023. Esse banco foi criado pelos países do bloco dos Brics.

A princípio, o governo chinês afirma que a Medalha da Amizade premia quem contribui de forma relevante para a cooperação com a China. Xi Jinping também homenageou outras 14 pessoas.

Dilma Rousseff foi a primeira mulher a se eleger presidente do Brasil em 2010. Ela se reelegeu em 2014, mas seu segundo mandato terminou em 2016 com um processo de impeachment. Hoje, Dilma coordena projetos e iniciativas de desenvolvimento no banco dos Brics. O grupo reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Além disso, a honraria reflete o fortalecimento das relações de Dilma Rousseff com a China. Como presidente do banco dos Brics, Dilma amplia investimentos e parcerias entre os países do bloco.

Por fim, o Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como banco dos Brics, surgiu em 2014. Sua missão é financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável. O banco, com sede em Xangai, promove o crescimento econômico de forma equitativa e inclusiva.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também