Dia Nacional da Língua Portuguesa e da Cultura e Ciência: um legado de Rui Barbosa
Data celebra as contribuições do escritor, jurista e político Rui Barbosa para a história do país
Elysia Cardoso
Nesta sexta-feira (5), é comemorado o Dia Nacional da Língua Portuguesa. A data, instituída no Brasil pela Lei nº 11.310 em 2006, foi escolhida em homenagem ao aniversário do escritor Ruy Barbosa, um dos defensores da língua portuguesa no Brasil. O idioma expressa a identidade e cultura de um povo.
Durante o período de colonização, o idioma português chegou ao Brasil e se misturou com as palavras dos dialetos indígenas e africanos. Sendo assim, a língua portuguesa é falada de diversas formas em diferentes regiões do País. O português é o idioma oficial em oito países, como Brasil, Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste.
A data, que também soleniza o Dia Nacional da Cultura e Ciência, foi criada em homenagem ao aniversário de Rui Barbosa, que foi jornalista, escritor, advogado, jurista, político e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Sua contribuição para a história do país, com a valorização da língua portuguesa, das expressões culturais e do desenvolvimento científico, é imensurável, tanto é que foi criada a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), uma instituição pública ligada à Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, que tem por finalidade: ‘O desenvolvimento da cultura, da pesquisa e do ensino’.
Celebração
Para celebrar a importância da Língua Portuguesa, que até 2050 deve ter mais de 500 milhões de falantes no mundo, e reforçar a importância da inovação para essa área de conhecimento, o Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação promoverá no Dia Nacional da Língua Portuguesa, 5/11, às 17h, um grande encontro que coloca a educação no centro do debate, desta vez com foco no idioma.
O evento “Escolas do Agora: Língua Portuguesa como identidade, autonomia e comunicação” será transmitido direto do Museu da Língua Portuguesa e contará com a participação do professor Pasquale Cipro Neto, da doutora e mestre em Linguística Aplicada, Fernanda Coelho Liberali, e da mestre em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares, Patrícia Diaz. Os interessados em acompanhar o encontro remotamente já podem se inscrever gratuitamente no site do evento
O encontro terá como host o comunicador André Vasco e debaterá a importância da Língua Portuguesa como ferramenta para a escola oferecer uma educação que permita ao aluno compreender, propagar, conectar ideias e ser protagonista de sua história. O evento, primeiro a ser realizado no Museu da Língua Portuguesa após o período fechado por causa de um incêndio, ainda destacará o valor da língua e os desafios no seu processo de ensino-aprendizagem.
Para expandir o conhecimento gerado e discutido no evento, cada gestor que se inscrever gratuitamente para acompanhar o “Escolas do Agora” receberá um diagnóstico exclusivo para a sua instituição de ensino, e os educadores terão acesso a um e-book exclusivo do evento. (Especial para O Hoje)
SERVIÇO
‘Escolas do Agora’ – Museu da Língua Portuguesa
Quando: sexta-feira (5), das 17h às 19h
Onde: (www.museudalinguaportuguesa.org.br/)