O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
COP26

Ministro da ilha de Tuvalu discursa de dentro do mar para alertar sobre impactos da mudança climática

Mensagem gravada por Simon Kofe foi enviada à COP26 e chama a atenção para o aumento do nível do mar, que pode levar ao desaparecimento da ilha na próxima década

Postado em 8 de novembro de 2021 por Giovana Andrade
Ministro da ilha de Tuvalu discursa de dentro do mar para alertar sobre impactos da mudança climática
Mensagem gravada por Simon Kofe foi enviada à COP26 e chama a atenção para o aumento do nível do mar

O ministro da Justiça, Comunicação e Relações Exteriores de Tuvalu, uma ilha localizada no meio do Oceano Pacífico, a poucos metros acima do mar, inovou no seu discurso para a 26º Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). Em vídeo exibido na última quarta-feira (04/11), Simon Kofe apareceu de terno e gravata, mas dentro do mar e com água até o joelho.

Em sua declaração pré-gravada na reunião climática da ONU, o ministro chamou a atenção para a ameaça das mudanças climáticas, do aquecimento global e do consequente aumento do nível do mar, que afeta países do Pacífico, como Tuvalu, colocando a ilha sob o risco de desaparecer nas próximas décadas.

O Ministério das Comunicações da ilha postou fotos dos bastidores do vídeo nas redes sociais e afirmou que o vídeo tem por objetivo justamente refletir “as situações da realidade enfrentada em Tuvalu devido os impactos das mudanças climáticas e do aumento do nível do mar”.

Com receio de levar o coronavírus para a região, apenas três dos quatorze líderes do Pacífico – de Palau, Fiji e Tuvalu – viajaram para as negociações climáticas da COP26 da ONU, na Escócia, para fazer discursos para pressionar por cortes profundos nos gases de efeito estufa pelos principais emissores liderados pela China e os Estados Unidos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também