Cate Blanchett cita Clarice Lispector em discurso no Festival de San Sebastian
“Vivemos em tempos incertos e buscamos coragem em Clarice Lispector, que consideramos uma gênia”
A atriz australiana Cate Blanchett recebeu neste sábado (21) o Prêmio Donostia no Festival de Cinema de San Sebastian. Duas vezes vencedora do Oscar, Cate recebeu o prêmio das mãos do diretor Alfonso Cuarón, que atuou na série “Disclaimer”, da AppleTV+.
Antes do discurso, a atriz assistiu a uma mensagem em vídeo de George Clooney. Ele elogiou, comparando-a a grandes nomes como Marlon Brando e Meryl Streep. Cate, conhecida por filmes como “O Senhor dos Anéis” e “Blue Jasmine”, se emocionou ao receber o prêmio. Ela citou a escritora brasileira Clarice Lispector em seu discurso.
“Vivemos em tempos incertos e buscamos coragem em Clarice Lispector, que consideramos uma gênia”, afirmou Cate, destacando uma citação da autora sobre a importância do “não saber”.
“Existem certas vantagens em não saber. Como um território virgem, a mente está livre de equívocos. Tudo o que não conheço constitui a maior parte de mim: esta é a minha dádiva. E com esse não saber, eu entendo tudo.”
Na coletiva de imprensa após a homenagem, Cate novamente cita Lispector. “Ela diz: ‘é preciso muito esforço para ser simples’”, comentou.