Agentes de Saúde manifestam em frente ao Paço Municipal de Goiânia contra lei 8.916/10
Os profissionais reivindicando a inclusão da categoria no Plano de Carreira da Saúde e o pagamento das datas-bases atrasadas
Previsto desde a semana passada, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) realizam, nesta quinta-feira (18/11), manifestação em frente ao Paço Municipal de Goiânia reivindicando a inclusão da categoria no Plano de Carreira da Saúde.
As duas categorias são as únicas que não estão dentro do plano de carreira estabelecido por meio da lei 8.916/10. Além disso, segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás (Sindsaúde-GO), a categoria está com o pagamento das datas-bases de 2015, 2018, 2019 e 2020 atrasadas.
A vice-presidente da organização, Néia Vieira, destaca que os servidores da saúde já acumulam uma defasagem salarial com 11 datas-bases atrasadas. “Ao deixar de conceder a reposição inflacionária em um cenário em que o gás, a gasolina e os alimentos estão cada vez mais caros, o Estado coloca os seus servidores em uma situação muito grave”, afirmou.