Consciência Negra: Feira das Pretas+ fortalece o afroempreendedorismo em Goiás
Evento acontece no Shopping Bougainville, nos dias 20 e 21 de novembro, com movimentações artísticas como música, performances, roda de capoeira, samba de roda e desfile de moda com as expositoras
A quarta edição da Feira das Pretas+, realizada em novembro, acontece no final de semana em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, nos dias 20 e 21/11, no terceiro piso do Shopping Bougainville. Neste mês, em especial, o evento conta com uma programação artística para celebrar o Mês da Consciência Negra, levando ao palco uma grande movimentação artística.
A Feira das Pretas+ expõe micro e pequenos empreendimentos da economia criativa, moda, artesanato, gastronomia e produção cultural, buscando geração de renda, superação da vulnerabilidade econômica, fortalecimento e valorização do afroempreendedorismo em Goiás.
Realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, a Feira das Pretas+ faz parte de um projeto piloto de atenção e retomada econômica para o pós-pandemia em parceria com grupos de mulheres negras, indígenas e de comunidades tradicionais. “A ação visa fortalecer projetos de economia criativa com atenção à diversidade étnica e racial que existe no município”, explica a Secretária de Direitos Humanos, Cristina Lopes.
Os objetivos do projeto incluem estimular a valorização da negritude, encontrar soluções coletivas para continuar a produzir, vender e fortalecer o afroeempreendeorismo, além de reforçar a importância da ciranda do Black Money: valorizar e consumir produtos artesanais produzidos por pessoas negras.
Sob a direção da artesã e afroempreendedora Renata Caetano, idealizadora do projeto, a Feira das Pretas+ tem o intuito de criar e possibilitar estratégias de mercado frente ao índice crescente de desemprego (que já existia, mas se alarma na pandemia) da população preta, especificamente de mulheres. “A Feira representa um espaço de representatividade, diversidade e equidade. Levantamos pautas de discussões sobre racismo estrutural e as disparidades que dele advém. Para além do espaço físico, é um espaço de empatia, afeto”, reforça Renata.
Confira a programação completa:
- SÁBADO
16:45h – Abertura Feira das Pretas+: Saudação produção Feira das Pretas+ e apoio institucional (Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Ações Afirmativas)
17h – Musical Poético Performático
18h – Apresentação Samba de roda: Sambadeiras de Bimba
Roda de Capoeira: Mestre Charme e Mestre Goiano
- DOMINGO
15h – Musical Poético Performático, com Milca Francille, Renata Caetano e Diego Amaral
Performances: Luciana Caetano
16h – Encerramento: Desfile Mix Feira das Pretas+