O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Perdeu na justiça

Valdemiro Santiago perde ação contra Jovem Pan por críticas ao ‘feijão milagroso’

Pastor afirmava que feijão mágico curava o Covid-19

Postado em 24 de setembro de 2024 por Otavio Augusto
Valdemiro Santiago. Foto: Divulgação

A Jovem Pan venceu, em segunda instância, um processo movido por Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus. O pastor entrou com a ação após críticas feitas pela emissora em 2023 sobre a comercialização de um “feijão milagroso”, supostamente capaz de curar a Covid-19. Santiago pedia indenização por danos morais e retratação.

A princípio, a 10ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo analisou o recurso. A decisão, à qual cabe recurso em instâncias superiores, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ), reverteu a condenação em primeira instância, que havia imposto à Jovem Pan o pagamento de R$ 20 mil ao líder religioso.

Valdemiro Santiago perde processo contra Jovem Pan

No processo, Santiago argumentou que o programa Morning Show, exibido em fevereiro de 2023, fez críticas ofensivas sobre a suposta venda dos feijões em eventos religiosos. O pastor negou que tenha oferecido o produto em cultos e solicitou uma indenização de R$ 50 mil.

A Jovem Pan, em sua defesa, apresentou vídeos em que Valdemiro Santiago falava sobre a capacidade dos feijões de diminuir os sintomas da Covid-19. Além disso, a emissora destacou que não se responsabiliza pelas opiniões dos comentaristas.

Sendo assim, a desembargadora Ângela Moreno Pacheco, relatora do caso, concordou com os argumentos da Jovem Pan. Segundo ela, Santiago, por ser uma figura pública, está sujeito a críticas relacionadas a acontecimentos em seus templos. A magistrada afirmou que as críticas não utilizaram linguagem ofensiva ou excessiva que justificasse uma responsabilização civil.

Por fim, a desembargadora ressaltou que não houve abuso na liberdade de expressão e que a opinião dos jornalistas do Morning Show foi baseada em fatos verdadeiros. “A avaliação sobre a conduta ou o caráter do episódio pertence à perspectiva dos jornalistas, não havendo ilícito civil na veiculação da opinião”, concluiu.

Enfim, além de perder o processo, Valdemiro Santiago com feijão milagroso foi condenado a arcar com as custas processuais e os honorários dos advogados. Até o momento, a defesa do pastor não se manifestou sobre o caso. Por fim, a Jovem Pan informou que não comentará a decisão.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também