Saneago divulga alerta sobre o consumo de água em Goiás
O alerta surge em um contexto de severa estiagem
A Companhia de Saneamento Básico de Goiás (Saneago) fez um apelo à população para que adotem cuidados no consumo de água, visando a redução do desperdício. O alerta surge em um contexto de severa estiagem, com muitas cidades goianas enfrentando a falta de chuvas há mais de 150 dias. Goiânia, em particular, ocupa a terceira posição entre as capitais brasileiras com mais dias sem precipitação, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Entre as recomendações, a Saneago sugere a diminuição do tempo de banho, uma vez que esse é um dos momentos em que o consumo de água é elevado. Além disso, a companhia aconselha que as pessoas desliguem o chuveiro durante o ensaboamento e fechem a torneira ao escovar os dentes.
O comunicado também destaca a importância de economizar água durante a lavagem de roupas. A Saneago orienta que os moradores acumulem o máximo possível de roupas antes de utilizar a máquina de lavar. Eles sugerem o reaproveitamento da água residual para outras atividades domésticas. Para a limpeza das áreas externas, a companhia recomenda o uso de vassouras.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a previsão indica que Goiânia não receberá chuvas até o final de setembro. A expectativa é que, até a segunda quinzena de outubro, possam ocorrer alguns chuviscos na região Centro-Sul do estado, incluindo a capital.