Nathalia Urban, jornalista brasileira, falece aos 36 anos na Escócia
Nathalia era conhecida por sua luta pela liberdade dos povos e seu compromisso com o jornalismo
A jornalista brasileira Nathalia Urban faleceu aos 36 anos nesta quarta-feira (25), após um acidente em Edimburgo, na Escócia. O Brasil 247, veículo onde Nathalia atuava como correspondente internacional, anunciou sua morte e informou que ela doaria seus órgãos. Nathalia era conhecida por sua luta pela liberdade dos povos e seu compromisso com o jornalismo, tendo criado o programa “Veias Abertas” na TV 247, onde discutia questões sociais e políticas da América Latina.
Ela também era uma presença frequente no “Bom Dia 247” e ancorava o programa “Globalistas.” Em 2021, participou da série “Grandes Jornalistas,” onde compartilhou sua trajetória e visão do jornalismo como ferramenta de transformação social. A comunidade da TV 247 expressou luto e pediu orações por ela durante sua internação.
Amigos lamentam morte da jornalista
Thiago Ávila, militante da causa palestina e ativista internacionalista, lamentou a morte da amiga.
“Primeiro a gente perde o chão. Não existe paz nem conforto imediato na ideia da partida. Só dor e tristeza. Tudo que não foi vivido, todas as conversas não feitas, todas as alegrias adiadas, todo carinho anestesiado pela correria e bagunça da vida. O mundo parece mais duro e triste quando perdemos alguém que a gente ama para partilhar dessa caminhada. A dor da perda também tem a ver com o quanto aquela pessoa era importante para as pessoas mais próximas, para a comunidade, para o mundo. É uma conta que não fecha: um desperdício doloroso de energia que semeava coisas boas por onde passava”, começou Ávila.
Ela está internada, em Edimburgo, na Escócia, após sofrer um acidente ainda não esclarecido pelas autoridades locais.