O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Rebaixamento

Ex-atacante do Grêmio, revela esquema de “mala branca” com o Goiás

Jogador admitiu, em entrevista à TS Rádio Mirassol, que acordos financeiros foram realizados para influenciar resultados e rebaixar o Corinthians em 2007

Postado em 9 de outubro de 2024 por Herbert Alencar
José Doval/Site Oficial Grêmio

Em uma entrevista polêmica concedida à TS Rádio Mirassol, o ex-atacante do Grêmio, Marcel, revelou um suposto esquema de “mala branca” envolvendo o clube gaúcho e o Goiás nas edições do Campeonato Brasileiro de 2007 e 2008. O termo, utilizado no futebol para designar um incentivo financeiro para que uma equipe se esforce em benefício de outro, ganhou novos contornos com as declarações do ex-jogador.

Durante a reta final do Brasileirão de 2007, o então goleiro do Goiás, Harlei, teria entrado em contato com Marcel, saindo para que o Grêmio empatasse com o Corinthians, que disputava ponto a ponto com o time goiano para fugir do rebaixamento. Na ocasião, o Goiás provavelmente venceria o Internacional, enquanto um tropeço do Corinthians garantiria a permanência do clube esmeraldino na Série A. Marcel afirmou que Harlei teria proposto o acordo diretamente, prometendo recompensa financeira ao elenco gremista, uma prática conhecida como “mala branca” .

“Ele (Harlei) falou comigo e pediu que não vencêssemos o Corinthians. Disse que eles fariam a parte deles contra o Inter e ficariam na Série A, enquanto o Corinthians seria rebaixado”, contou Marcel durante uma entrevista.

Retribuição de “favor” no ano seguinte

No ano seguinte, em 2008, foi uma vez de Marcel procurar os jogadores do Goiás para que retribuíssem o “favor”. Naquele ano, o Grêmio disputava o título do Brasileirão contra o São Paulo, e o ex-atacante pediu que o time esmeraldino freasse a equipe paulista, oferecendo o mesmo tipo de incentivo.

“Eu liguei para eles e falei que agora era uma vez de ajudar a gente. Foi quando o Paulo Baier me disse que eles(São Paulo) não iriam ganhar, até porque ele torcia para o Grêmio”, revelou Marcel.

Mudança de local suspeito

A mudança de local da partida inicialmente marcada para o Estádio Serra Dourada, mas específica para o Estádio Bezerrão, em Brasília, também foi questionada pelo ex-jogador.

“A mudança para Brasília foi muito estranha. Jogar no Serra Dourada era complicado para qualquer um, e o Goiás era muito forte lá.”, afirmou.

Polêmica reacende debate sobre ética no futebol

Com as revelações, as práticas de acordos financeiros entre clubes para influência de resultados voltam a ganhar destaque no futebol brasileiro. As declarações de Marcel sugerem que manipulações extracampo podem ter ocorrido em anos diferentes, envolvendo diferentes equipes e situações.

Até o momento, nem o Goiás nem Harlei se manifestaram oficialmente sobre o caso. A repercussão, no entanto, já gerou discussões entre torcedores e analistas, reacendendo a polêmica sobre a ética e a transparência nos bastidores do futebol brasileiro.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.