Oposição não conseguiu ameaçar Pellozo em Senador Canedo
Candidato da base governista foi reconduzido ao posto de prefeito de maneira tranquila
A reeleição do prefeito Fernando Pellozo (União Brasil) no pleito do último domingo (6) foi conquistada sem maiores problemas. A vitória veio às 19 horas e 32 minutos, e com 100% das urnas apuradas, 29 mil canedenses destinaram seus votos para o candidato apoiado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil). O número de votos representou, em porcentagem, 41,98% dos votos.
Pellozo era, desde o início da pré-campanha, favorito a vencer a disputa eleitoral. Entretanto, com o passar do tempo e a confirmação de quem seria os adversários do prefeito no pleito, alguns nomes com história recente no município, podiam atrapalhar os planos de Pellozo na reeleição. Izaura Cardoso (PSD), esposa do ex-prefeito da cidade Vanderlan Cardoso (PSD), prometeu retomar as gestões da época em que o senador comandou a cidade. De fato, Vanderlan tem respaldo e um forte eleitorado no município que governou por dois mandatos – inclusive sendo reeleito com 80% dos votos.
Porém, isso não foi o suficiente para despertar um sentimento de memória afetiva aos tempos de Vanderlan, prometidos exaustivamente por Izaura. A estratégia não deu certo. Izaura ficou em 3º na disputa, com 22,42% dos votos válidos. Outro ex-prefeito que tentou desafiar Pellozo foi Divino Lemes, do PSDB. O nome tucano para a cidade enfrentou, além de seus adversários, uma forte rejeição, indicada pelas pesquisas eleitorais. A votação de Divino foi tímida, com apenas 5,91% dos votos.
Leia mais: Kassab afirma que Tarcísio não deveria concorrer à Presidência em 2026
A doutora Cristiane Pina (Solidariedade) foi a principal rival de Pellozo na disputa. A médica, conhecida no município, colocou-se na disputa como fator novo. A candidata intensificou a campanha e angariou o eleitorado que buscava renovar os ares no Paço Municipal. O trabalho rendeu 24,33% dos votos e o segundo lugar no pleito. Já Welma Lira (PL), mesmo chancelada por Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro, Gustavo Gayer e companhia, passou longe de cair nas graças do eleitor de Senador Canedo. A candidata ficou na última posição da disputa, com 5,38%.
Em suma, Pellozo tinha a faca e o queijo na mão para sair reeleito, e assim o fez. O prefeito teve o poder da máquina pública ao seu lado, além do apoio irrestrito do Palácio das Esmeraldas. Durante toda a campanha, era comum ver Caiado e companhia passeando nas ruas do município de mãos dadas com Pellozo. A campanha do prefeito fez parte do ‘cinturão’ que a base governista se dedicou, junto de Goiânia e Aparecida. Figuras políticas como o vice-governador Daniel Vilela (MDB); a primeira-dama Gracinha Caiado; o líder do PP, Alexandre do Baldy; e o deputado federal, Adriano do Baldy (PP), foram presenças constantes na campanha que levou à reeleição de Pellozo.
A reeleição é também a primeira grande vitória de Caiado nas eleições municipais de 2024. Senador Canedo é uma cidade estratégica, próxima à capital – dentro da Região Metropolitana de Goiânia – e com margem de crescimento. A cidade foi quem mais cresceu, proporcionalmente, entre as com mais de 100 mil habitantes – cerca de 84% – em todo território brasileiro, segundo o Censo de 2022.