O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 19 de outubro de 2024
PublicidadePublicidade
Brasileirão

Brasileirão é a segunda liga mais imprevista do mundo

O estudo também destaca a imprevisibilidade entre os primeiros colocados nas ligas nacionais, e o Brasileirão mais uma vez surge em segundo lugar

Postado em 9 de outubro de 2024 por Matheus Santana
O estudo também destaca a imprevisibilidade entre os primeiros colocados nas ligas nacionais, e o Brasileirão mais uma vez surge em segundo lugar | Foto: RAFAEL RIBEIRO/CBF

O Campeonato Brasileiro Série A está entre as competições mais imprevisíveis do futebol mundial. Um levantamento realizado pelo BolaVip aponta que o Brasileirão ocupa a segunda posição no ranking global de imprevisibilidade, ficando atrás apenas do Campeonato Argentino.

A análise considera o desempenho esportivo e o poderio financeiro das equipes ao longo das últimas cinco temporadas. Quanto maior a discrepância entre a posição de um clube em termos de recursos financeiros e sua colocação final no campeonato, maior é o grau de imprevisibilidade da liga.

Veja ranking de imprevisibilidade das ligas nacionais, mensurado por pontos

Argentina – 652 pontos

Brasil – 414 pontos

México – 312 pontos

Portugal – 303 pontos

Turquia – 281 pontos

Inglaterra – 268 pontos

Espanha – 267 pontos

França – 263 pontos

Alemanha – 247 pontos

Itália – 209 pontos

O estudo também destaca a imprevisibilidade entre os primeiros colocados nas ligas nacionais, e o Brasileirão mais uma vez surge em segundo lugar. Para essa análise, o foco é nas equipes que terminam no topo da tabela. Quanto mais clubes diferentes ocupam as posições de destaque ao longo das temporadas, mais imprevisível é a competição. Isso reforça o caráter “fora do padrão” do Campeonato Brasileiro, que frequentemente apresenta surpresas nas primeiras colocações.

Veja ranking:

Argentina – 134 pontos

Brasil – 86 pontos

México – 71 pontos

Turquia – 49 pontos

França – 48 pontos

Alemanha – 36 pontos

Portugal – 36 pontos

Itália – 33 pontos

Inglaterra – 24 pontos

Veja também