O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 16 de outubro de 2024
PETS

Conheça 10 raças de cães que vivem por mais tempo

Genética e cuidados específicos são fundamentais para garantir a longevidade de alguns dos nossos melhores amigos de quatro patas

Postado em 11 de outubro de 2024 por Thais Aires

Se pudéssemos escolher, nossos amados bichinhos de estimação viveriam por 100 anos. Mas, infelizmente, a expectativa de vida dos cães é significativamente menor que a dos humanos, variando entre 10 e 15 anos. Entretanto, algumas raças se destacam por sua longevidade.

A genética desempenha um papel fundamental nesse aspecto, segundo a médica veterinária Jéssica Barbosa, a longevidade de um pet é resultado de uma combinação de fatores, incluindo genética favorável, porte físico menor e cuidados preventivos.

Para os tutores que desejam prolongar a vida de seus companheiros de quatro patas, o segredo está nos cuidados com a saúde, incentivando hábitos saudáveis, como boa alimentação, estímulos físicos e mentais. Ainda assim, algumas raças têm a vantagem de contar com uma genética que contribui para uma vida mais longa.

Cuidar da saúde física e mental dos cães, além de estar atento a suas necessidades específicas, pode fazer toda a diferença para garantir uma vida mais longa e feliz aos nossos fiéis companheiros.

Por isso, O Hoje selecionou abaixo algumas raças de cães que vivem por mais tempo para você conhecer. Confira:

Chihuahua (15 – 20 anos)

O porte pequeno dos chihuahuas faz com que tenham uma vida mais longa. Barbosa explica que cães de raças menores têm metabolismo mais lento, o que diminui a incidência de doenças cardíacas e articulares, comuns em cães maiores.

Spitz Alemão (12 – 16 anos)

Conhecido popularmente como lulu da pomerânia, o spitz alemão é uma raça saudável. Segundo o veterinário Thiago Borba, “é um cão que permanece ativo mesmo em idades avançadas”.

Dachshund (12 – 16 anos)

Os famosos “salsichinhas” têm estrutura corporal delicada, exigindo cuidados com a coluna, mas seu porte pequeno e genética favorecem uma vida longa. Barbosa alerta que é essencial monitorar o peso dessa raça para evitar problemas articulares e de coluna.

SRD – Sem Raça Definida (15 – 16 anos)

Os vira-latas, resultado da mistura de raças, têm um vigor híbrido que favorece a longevidade. Borba destaca que a mistura genética garante a eles uma vida saudável e duradoura, mas ressalta a importância de conhecer o histórico dos pais, quando possível.

Shih Tzu (12 – 16 anos)

Calmos e adaptáveis, os shih tzus também figuram entre as raças que vivem mais. Barbosa atribui a longevidade desses pets à genética e à ausência de problemas graves, como doenças cardíacas e articulares.

Beagle (10 a 15 anos)

O Beagle é um cão de porte médio conhecido por seu aguçado senso de olfato e habilidades de caça. Com uma expectativa de vida média de 10 a 15 anos, os Beagles geralmente levam vidas saudáveis. Problemas de saúde associados à raça, como problemas oculares e de quadril, tendem a ocorrer em cães mais velhos.

Poodle (10 a 18 anos)

Os Poodles são conhecidos por sua inteligência e são cães muito atléticos. Com uma expectativa de vida média de 10 a 18 anos, vivem vidas longas e saudáveis, embora possam ser propensos a problemas articulares e oculares.

Border Collie (12 a 15 anos)

Os Border Collies são cães altamente inteligentes, atléticos e determinados. Com uma expectativa de vida média de 12 a 15 anos, geralmente são resistentes, embora alguns possam ser propensos à surdez e epilepsia.

Husky Siberiano (12 a 16 anos)

Conhecido por sua força e resistência, o Husky Siberiano é um cão poderoso e atlético. Com uma expectativa de vida de 12 a 16 anos, são geralmente muito saudáveis, embora alguns possam ser propensos a problemas oculares e de quadril.

 

 

 

 

 

 

Leia também: Conheça as raças de cachorro ideais para apartamentos

 

Veja também