O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Eleições na França

Macron derrota extrema direita nas urnas na França, apontam pesquisas

Mariane Le Pen, representante da extrema direita francesa, já admitiu a derrota antes mesmo dos resultados finais.

Postado em 24 de abril de 2022 por Cecília Sampaio

Com o fechamento das urnas do segundo turno das eleições na França neste domingo (24/4), as pesquisas apontam Emmanuel Macron como reeleito. De acordo com os seguintes números:

Projeção Ifop:

Emannuel Macron: 58%

Marine Le Pen: 42%

Projeção Elabe:

Macron: 57,6%

Le Pen: 42,4%

Projeção Ipsos:

Macron: 58,2%

Le Pen: 41,8%

Mariane Le Pen, representante da extrema direita francesa, já admitiu a derrota antes mesmo dos resultados finais. Só com as projeções em mão ela disse que ainda é uma vitória para o seu movimento político.

Macron será o primeiro presidente reeleito desde o conservador Jacques Chirac (1995-2007). Autoridades afirmam ser notáveis as mudanças que o país passou nos 5 anos de mandato do centrista.

O país passou por protestos sociais no começo do seu mandato, uma pandemia global e a última grande mudança foi a invasão russa à Ucrânia, que vem impactando todo o continente europeu.

A eleição abrangia duas necessidades francesas: o poder de compra afetado pela guerra e a maneira como os franceses queriam que o país fosse transparecer para o mundo.

Le Pen pregou uma política mais nacionalista, que afastasse o país da Otan e que reduzisse o poder da União Europeia. Macron, por sua vez, defendeu uma Europa mais forte, visando um impulso reformista e liberal.

Agora só resta esperar pelos resultados oficiais das urnas saírem.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também