Orkut pode voltar? Relembre 5 fatos da rede social que ainda hoje deixam saudade nos antigos fãs
Já há um tempo inúmeros internautas pediam a volta da rede social pioneira.
Depois de 8 anos desativado, o site do Orkut voltou ao ar nesta quarta-feira (27/4) com uma mensagem do fundador Orkut Buyukkokten, dizendo estar “construindo algo novo”. Já há um tempo inúmeros internautas pediam a volta da rede social pioneira.
O anúncio foi feito em inglês e português e o texto falava sobre o sucesso que o Orkut conquistou durante os 10 anos de funcionamento (2004-2014), tendo alcançado mais de 300 milhões de usuários ao redor do mundo.
“Acredito que o orkut.com encontrou uma comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados”.
Isso aconteceu dois dias depois de Elon Musk fechar o acordo de compra do Twitter, o que levou muitos internautas a pedirem a volta do Orkut. A rede social fundada em 2004 deixou muita saudade aos usuários.
5 motivos de saudade do Orkut
Depoimento:
Foi o começo das mensagens privadas. Uma maneira de se declarar, mandar cantadas e até mesmo fofocas sem que qualquer pessoa pudesse ler.
Comunidades:
Esse era o maior destaque e qualquer coisa era motivo de criar uma nova comunidade, basicamente um fórum de discussão. Uma das mais famosas no Brasil era a “Eu odeio segundas-feiras”.
Ranking:
A reputação das pessoas em 2009 era resumida a quatro ícones: o sorriso (que demostrava a porcentagem da sua confiabilidade), cubo de gelo (percentual de pessoas que te achava legal), trio de corações (quando te consideravam sexy) e a estrela como o número do seu total de fãs.
Visitante recente:
Diferente de hoje, onde todo mundo pode stalkear as pessoas sem ser descoberto, o Orkut permitia ver os visitantes recentes.
Blog do Orkut:
Era um blog de apoio ao site, que permitia ao usuário ter dicas de como usar a plataforma, além de informar quais seriam os próximos eventos da plataforma.