Com vozes plurais, projeto ‘Brasileira’ destaca histórias de mulheres do setor cooperativista
Por Elysia Cardoso A união feminina é de extrema importância durante o caminho da mulher em busca de suas conquistas. E com a premissa de criar uma rede de apoio acolhedor para as mulheres, o ‘Projeto Brasileira’ lançou a sua segunda edição. Para celebrar este marco no cooperativismo feminino, o projeto realizou um evento híbrido […]
Por Elysia Cardoso
A união feminina é de extrema importância durante o caminho da mulher em busca de suas conquistas. E com a premissa de criar uma rede de apoio acolhedor para as mulheres, o ‘Projeto Brasileira’ lançou a sua segunda edição. Para celebrar este marco no cooperativismo feminino, o projeto realizou um evento híbrido para inaugurar o novo conteúdo.
Com o apoio da Sicoob UniCentro Brasileira, foi realizado um coquetel seguido de uma live para trazer à tona vozes plurais de mulheres de diferentes idades, estilos e histórias de vida, e mostrar como elas atuam, diariamente, em prol de uma revolução igualitária. A Live foi apresentada pela jornalista Manuela Queiroz, que conduziu um bate-papo harmonioso com as convidadas especiais: Márcia Suzuki; Lilian Milhomem; Lucilene Dutra; Sandra Helena; Patricia Helou Rassi e Rosa Maria Gonçalves.
Juntas, essas mulheres reforçam o conteúdo presente na revista. São páginas que se abrem diante de nós revelando histórias que inspiram ainda mais a nossa vida. Quando uma mulher apoia outra mulher no ambiente corporativo ela está praticando a sororidade no trabalho. Quanto mais as mulheres se apoiarem nesse ambiente, mais todas elas podem desenvolver a carreira e se empoderar. Inclusive promover ambientes mais igualitários.
Propósito e crescimento
Homenagear a trajetória de sucesso de mulheres que se destacam em diferentes segmentos. Trazer à tona vozes plurais de mulheres de diferentes idades, estilos e histórias de vida, e mostrar como elas atuam, diariamente, em prol de uma revolução igualitária. Estes são os fios que conduzem o ‘Projeto Brasileira’.
Já parou para pensar como apoiar mulheres é importante para impulsionar a conquista feminina na sociedade? Nesse contexto, é importante ressaltar que, com o avanço e o reconhecimento do movimento feminista, a palavra sororidade vem ganhando cada vez mais notoriedade.
Ainda que as mulheres não estejam diretamente ligadas às cooperativas, elas são as principais responsáveis pela administração social, cultural e econômica do núcleo familiar, influenciando, assim, nas decisões das atividades econômicas que proporcionam o sustento familiar.
“O objetivo inicial era dar voz às mulheres reais para fazermos trocas e cooperarmos. Todas nós no nosso dia a dia trabalhamos com cooperação todo tempo. E o projeto juntamente com o apoio das empresas envolvidas a gente vai ter condições de colocar em prática. O Projeto Brasileira é muito novo, mas ele tem que caminhar. Além de lives e revistas, estamos buscando ampliar para a área da saúde, educação para podermos levar para a comunidade a nossa experiência, e a nossa história”, conta Patricia Helou Rassi, conselheira administrativa do Sicoob UniCentro Br.
Percebe-se que o teor cooperativo do projeto brasileira traz a verdadeira desconstrução cultural na sociedade, quebrando paradigmas e minando preconceitos, sem uma nuance vitimista, e sim empoderada.
Diante dessa realidade, o sucesso feminino na sociedade, felizmente está sendo cada vez mais um caminho sem volta e as gerações futuras poderão se beneficiar dessa luta tão justa que vem se desenhando há muito tempo.
Para conferir a live e o bate-papo do lançamento da segunda edição da revista Projeto Brasileira acesse: (YouTube: (Projeto Brasileira). Mais informações e o link da revista na integra estão disponíveis no Instagram (@projetobrasileira).