Clínicas veterinárias de Goiânia são autuadas suspeitas de usar medicamentos vencidos em animais
Duas clínicas veterinárias, localizadas no Setor Bueno, em Goiânia foram autuadas pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) pelo uso de produtos com o prazo de validade vencido. A ação ocorreu nesta terça-feira (17/5).
Nesta terça-feira (17/5), duas clínicas veterinárias localizadas no Setor Bueno, em Goiânia, foram autuadas pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Goiás (Procon-Goiás) pelo uso de produtos com o prazo de validade vencido.
Constatou-se nos dois estabelecimentos o uso interno de medicamentos vencidos, como insulinas, testes para identificar alergia nos animais e ossos para cachorros. Alguns destes produtos estavam com a data de validade vencida desde 2014. Além disso, foi verificada também a falta de condições adequadas para esterilização dos materiais utilizados nos procedimentos.
As empresas terão o prazo de 20 dias para apresentar uma defesa. Dependendo do porte e faturamento da empresa, as clínicas podem pagar uma multa de a partir de R$745. Os donos podem responder a um processo ético, a Decon vai instaurar um inquérito para investigar a prática de crime contra as relações de consumo nos dois estabelecimentos.
Segundo a fiscal do CRMV-GO, Nívea Soares, o órgão recebeu uma denúncia anônima reportando práticas realizadas nas empresas que não condiziam com a boa prática veterinária. O Procon agiu em conjunto com a Delegacia do Consumidor (Decon) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO).