Investir em uma franquia do setor de saúde é um bom negócio
Por Faisal Ismail Para muitas pessoas, é extremamente comum associar o setor de franquias especificamente ao mercado de alimentação. Obviamente, há uma série de outros segmentos da economia que se valem desse modelo de negócios para expandir atuação de maneira uniforme. E um deles é o de saúde. De acordo com a Associação Brasileira de […]
Por Faisal Ismail
Para muitas pessoas, é extremamente comum associar o setor de franquias especificamente ao mercado de alimentação. Obviamente, há uma série de outros segmentos da economia que se valem desse modelo de negócios para expandir atuação de maneira uniforme. E um deles é o de saúde. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de saúde, beleza e bem-estar atingiu crescimento superior a 10,5% em 2021.
As franquias de saúde se mostram como um segmento de alta necessidade. Do ponto de vista do consumidor, são um ótimo negócio uma vez que as marcas costumam oferecer serviços a preços mais econômicos do que clínicas particulares e convênios médicos.
No caso dos profissionais, são negócios interessantes, por exemplo, para quem está entrando no mercado e deseja ter o próprio negócio com vantagens especiais, como treinamento, suporte constante e infraestrutura. Também é uma alternativa interessante para quem se dedicou à formação e especialização na área de saúde, mas não conseguiu dedicar tempo aos temas relacionados à gestão de um negócio.
Dentre os possíveis negócios em que se pode investir no segmento de saúde, beleza e bem-estar há as franquias de clínicas odontológicas. Esse é um mercado particularmente interessante, visto que uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Odontologia apontou que nove em cada dez brasileiros pensam que é necessário ir ao dentista com regularidade e que 70% das pessoas frequentam o dentista. Uma outra pesquisa, feita pelo Ministério da Saúde, indica que a busca por tratamentos odontológicos cresceu cerca de 30% e as estimativas apontam que mais de 50% dos cidadãos necessitam de tratamento dentário.
O Brasil é um dos destaques no tratamento dentário no mercado mundial. Temos profissionais excelentes, capazes de prover os melhores tratamentos à população. Fazer isso sozinho, em uma clínica própria, acaba se tornando muito mais difícil. Há limitações na atuação do profissional, que, muitas vezes, precisa fazer o primeiro atendimento para o orçamento, planejar os tratamentos, executá-los, cuidar da gestão da clínica, lidar com fornecedores, trabalhar o marketing, ajustar finanças do negócio e, muitas vezes, até coordenar os agendamentos.
Se atuar no franchising for uma possibilidade, o cenário muda completamente. Isso, porque a gama de serviços ofertados pode ser ampliada, o franqueado conta com uma equipe totalmente treinada na unidade para suporte às atividades cotidianas, há uma franqueadora com expertise na área e processos bem definidos para respaldar as atividades da unidade franqueada, com uma gestão fica simplificada. Além disso, há a questão da credibilidade relacionada a uma marca já estabelecida no mercado, em crescimento constante, que aprimora com frequência as suas práticas. Em muitos casos, ainda existe a vantagem da realização das compras em rede, que torna o valor dos insumos mais vantajoso.
Outro aspecto interessante é que pesquisadores do setor de negócios e empreendedorismo apontam que o modelo de franquias é benéfico especialmente para dentistas recém-formados. Isso porque as chances de falhas se tornam menores e a possibilidade de que aquele novo profissional seja bem-sucedido cresce proporcionalmente.
É claro que investir em uma franquia do setor de odontologia vai exigir trabalho, atenção, disciplina, atendimento humanizado. Porém, é possível alcançar uma boa lucratividade com um negócio nesse segmento. Só é preciso se dedicar para prosperar!
Faisal Ismail é odontólogo, sócio-fundador e presidente de uma rede de franquias de clínicas odontológicas