Em estreia de Marquinhos Gabriel, Goiás derrota o Atlético Goianiense
No Estádio Hailé Pinheiro, o Goiás derrotou o Atlético Goianiense por 2 a 1
O último clássico entre Goiás e Atlético Goianiense na temporada de 2022 terminou com vitória esmeraldina. Em jogo válido pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Esmeraldino derrotou o Rubro-Negro por 2 a 1, no Estádio Hailé Pinheiro, na tarde deste sábado (27).
Caetano e Marquinhos Gabriel marcaram para o time alviverde, enquanto que Shaylon descontou para os atleticanos. Com o resultado, o Goiás vai aos 32 pontos e sobe para a nona colocação. Já o Atlético permanece na vice-lanterna, com 22 pontos.
O jogo
O sexto clássico entre Goiás e Atlético Goianiense na temporada de 2022 começou com o Esmeraldino, mandante do duelo, pressionando. O time alviverde tinha mais posse de bola, mas não conseguia chegar com perigo ao gol de Renan. Na primeira vez que chegou, não desperdiçou. Na marca de 10 minutos, Marquinhos Gabriel cobrou escanteio, Caetano cabeceou e viu a bola desviar em Klaus antes de morrer no fundo das redes.
Quatro minutos depois, o Goiás quase marcou o segundo. Depois de um cruzamento de Dadá Belmonte, pela ponta esquerda, a bola chegou ao camisa 10, Marquinhos Gabriel, que tentou o chute colocado. A bola ainda desviou na zaga atleticana e, no reflexo, o goleiro Renan fez a defesa e evitou o que seria o segundo tento esmeraldino.
Na marca de 18 minutos, a rede voltou a balançar na Serrinha. Após cruzamento de Marquinhos Gabriel, pelo lado esquerdo, Pedro Raul, atrás de Klaus, cabeceou livre e mandou para o gol. No entanto, após checagem do VAR, o árbitro Marcelo de Lima Henrique viu posição irregular do centroavante e acabou anulando a jogada.
A pressão esmeraldina seguiu e, aos 25, Pedro Raul apareceu outra vez. Depois de um cruzamento rasteiro de Vinícius, pela esquerda, o camisa 11 foi mais rápido que o zagueiro Klaus e chegou tocando de primeira. A finalização passou à direita de Renan, que só olhou.
O Rubro-Negro conseguiu ter sua primeira oportunidade apenas no finalzinho da primeira parte. Na marca de 38 minutos, Wellington Rato resolveu arriscar da intermediária. A bola do camisa 11 passou à esquerda da meta defendida por Tadeu, que só acompanhou.
No segundo tempo, o Esmeraldino foi para cima novamente. Com cinco minutos, o time da casa teve sua primeira chance. Pedro Raul lançou para Marquinhos Gabriel, na ponta direita. O camisa 10 recebeu, avançou e fez o cruzamento para a área, onde estava o próprio Pedro Raul, que dominou, passou por Wanderson e finalizou. Renan fez a defesa e evitou o segundo.
Mas não demoraria muito para que o segundo gol saísse. Aos oito, Vinícius arriscou de fora da área e viu a bola explodir em Klaus. No rebote, Marquinhos Gabriel pegou de canhota e mandou no cantinho de Renan, que até se esticou, mas não conseguiu fazer a defesa.
O Dragão ficou com um a menos quando Hayner recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, aos 11. O Alviverde também recebeu um cartão vermelho. Aos 34, Caio Vinícius cometeu falta dura em Dudu e foi expulso direto.
A expulsão esmeraldina animou o Rubro-Negro, que partiu para o ataque. E, aos 38, conseguiu diminuir a desvantagem. Shaylon recebeu dentro da área, girou para cima da marcação esmeraldina e chutou cruzado, no cantinho de Tadeu, que não conseguiu evitar o gol. Após o tento, os atleticanos seguiram pressionando, mas não conseguiram o empate.
Ficha técnica
Goiás 2×1 Atlético-GO
Data: 27 de agosto de 2022
Horário: 16h30
Local: Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)
Gols: Caetano (10’/1T) e Marquinhos Gabriel (8’/2T) – GOI; Shaylon (38’/2T) – ACG
Cartões vermelhos: Caio Vinícius (34’/2T) – GOI; Hayner (11’/2T) – ACG
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Rafael Traci (SC)
Goiás: Tadeu; Maguinho (Caio Vinícius), Caetano, Reynaldo e Sávio (Danilo Barcelos); Auremir (Matheus Sales), Marquinhos Gabriel (Luan Dias) e Diego (Apodi); Vinícius, Pedro Raul e Dadá Belmonte.
Técnico: Jair Ventura
Atlético-GO: Renan; Hayner, Wanderson, Klaus e Arthur Henrique; Gabriel Baralhas (Edson Fernando (Dudu)), Marlon Freitas e Jorginho (Kelvin (Shaylon)); Airton (Peglow), Luiz Fernando e Wellington Rato.
Técnico: Jorginho