Charles III é proclamado oficialmente rei do Reino Unido
Mesmo que o monarca seja rei desde o momento da morte da rainha, sua proclamação oficial aconteceu neste sábado (10)
Neste sábado, o rei Charles III foi oficialmente proclamado monarca em cerimônia do Conselho de Adesão. A cerimônia é um encontro dos integrantes do Conselho Privado, realizada nos Apartamentos de Estado do Palácio de St. James, em Londres.
O país, no entanto, não estava sem um líder de Estado desde a morte da rainha Elizabeth nesta quinta-feira (8), por conta da lei Rex nunquam moritur (“o rei nunca morre”). Após a morte da rainha, o trono foi assumido imediatamente pelo primeiro integrante na linha de sucessão real, Charles III.
Durante a cerimônia de adesão, também foi anunciado que o funeral da Rainha Elizabeth II se tornará feriado em todo o Reino Unido, mas a data exata ainda não foi definida. “O reinado de minha mãe foi inigualável em sua duração, sua dedicação e sua devoção”, declarou Charles na cerimônia, que, pela primeira vez, foi transmitida pela televisão. Charles III também completou que vai se esforçar para seguir o exemplo inspirador da mãe, em defesa do governo constitucional, na busca pela paz e pela prosperidade dos povos.
Veja também: Seguidores apontam erro grave em perfil oficial da família real britânica