O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Deu medo?

Conheça algumas fobias super estranhas

Pessoas com turofobia podem apresentar crise de ansiedade ao ver ou sentir cheiro de queijo.

Postado em 6 de outubro de 2022 por admin

A fobia é um medo irracional que as pessoas sentem por algo específico. Pode ser adquirida por fatores genéticos ou pós-traumáticos. Sentir medo de cães bravos ou filmes de terror, por exemplo, é bem comum. Mas quando o causador do medo é algo totalmente aleatório e inexplicável, como medo de queijo, esta situação deve ser tratada como fobia, com um profissional da área da saúde mental.

Cromofobia

A cromofobia é o medo irracional das cores. Existem fobias para cores específicas também, como a xantofobia, que é o medo irracional do amarelo, melanofobia, medo irracional do preto ou leucofobia, medo da cor branca.

Turofobia

A turofobia é o medo de queijo. Sim, pessoas com essa fobia sentem pavor de ver ou sentir cheiro de queijo. Quando chegam perto de queijo, chegam a ter crise de ansiedade.

Pogonofobia

Pogonofobia é o medo irracional de barbas. Então, fica tranquilo. Se a moça não quis papo com você, ela pode ter medo da sua barba.

Nomofobia

A nomofobia é o medo irracional, o desespero de ficar incomunicável, sem celular, sem bateria, sem internet. Pessoas com esse medo descontrolado, tendem a ter crises de ansiedade só de imaginar passarem por essa situação terrível.

Globofobia

Quem tem globofobia tem que ficar longe de festas infantis. Esta fobia se caracteriza pelo medo do barulho do balão estourando.

Siderofobia

Algumas pessoas podem considerar romântico olhar para as estrelas, outras podem morrer de medo de estrelas. Estas últimas sofrem de siderofobia. É como se diz: “Não olhe para cima”.

Catisofobia

A catisofobia é um medo doentio de sentar. Se para algumas pessoas é um pesadelo sair de casa e ir para um lugar que não tenha onde sentar, para outras, é uma bênção.

Leia também:

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também