Idosa de 65 anos perde R$ 160 mil para golpista que dizia ser astronauta russo
Ambos se conheceram em junho pelo Instagram e rapidamente eles começaram a trocar mensagens apaixonadas
Um idosa moradora do Japão perdeu cerca de 4,4 milhões de ienes, o equivalente a R$ 160 mil, após cair em um golpe de um falso astronauta russo – ou cosmonauta. A japonesa de 65 anos teria enviado o dinheiro ao criminoso, por quem estava apaixonada e que dizia estar em missão na Estação Espacial Internacional.
Segundo o jornal “Yomiuri Shimbun”, a idosa conheceu o falso astronauta em junho pelo Instagram. Rapidamente eles começaram a trocar mensagens, sendo que ele afirmava estar no espaço precisando de dinheiro para voltar à Terra. No perfil do golpista, é possível encontrar várias fotos do espaço.
Já em um aplicativo de mensagens japonês, o criminoso dizia por diversas vezes que amava a idosa, até chegar a pedi-la em casamento. “Quero começar minha vida no Japão”, afirmou, em uma das mensagens.
Querendo custear a viagem de volta do suposto noivo, a mulher pagou o valor em cinco parcelas, de 19 de agosto a 5 de setembro. Quando os pedidos de dinheiro continuaram, ela começou a suspeitar e resolveu entrar em contato com a polícia. Agora, os oficiais da Delegacia de Polícia Higashiomi, da província de Shiga, investigam o caso.
Leia também: Rússia explode satélite, coloca em risco astronautas e gera milhares de pedaços de lixo espacial