Seu Jorge sofre ataques racistas durante show em Porto Alegre
A informação relatada pelo O Globo revelou que o caso acabou se tornando público após postagens nas redes sociais feitas pelo público presente no evento da última sexta-feira (14/10).
O cantor Seu Jorge, de 52 anos, foi alvo de ataques racistas durante um show realizado no clube Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Na ocasião, o artista fez um discurso contra a redução da maioridade penal e defesa de jovens negros de comunidades pobres. A informação relatada pelo O Globo revelou que o caso acabou se tornando público após postagens nas redes sociais feitas pelo público presente no evento da última sexta-feira (14/10).
Em um dos depoimentos expostos no Twitter, um internauta alegou que era possível ouvir gritos de xingamentos como “vagabundo” e “safado” para o cantor. Além disso, outras publicações revelam que outras pessoas imitaram macacos quando Seu Jorge retornou ao palco para finalizar o show.
Tudo começou quando o artista convidou um jovem negro para fazer uma breve apresentação de cavaquinho no palco. Logo em seguida, ele protagonizou um discurso contra a redução da maioridade penal e os assassinatos de outros jovens negros de comunidades pobres e acabou gerando revolta no público.
A assessoria de Seu Jorge se manifestou sobre o assunto e informou que o cantor “não irá se manifestar sobre o ocorrido”. Já o presidente do Grêmio Náutico União, Paulo José Kolberg Bing, repudiou a atitude, afirmando que uma investigação interna foi aberta para apurar o caso e ressaltou se a prática do ato racista for comprovada, os envolvidos sofrerão as devidas punições.
“Ressaltamos que Seu Jorge foi o artista escolhido para realizar show com a presença de associados e não-associados do Clube, considerando sua representatividade na cultura nacional e pelo reconhecimento internacional, e destacamos nosso respeito ao profissional e ao seu trabalho”, declarou.
Seu Jorge foi contratado pelo Grêmio Náutico União para celebrar a reinauguração do Salão União, localizado na sede Alto Petrópolis, em Porto Alegre.