Operação em Formosa prende três por desvios em licitações para locação de caminhões
De acordo com o MP, os crimes teriam ocorrido desde 2017 até o momento
O Ministério Público de Goiás (MP-GO), por meio da Operação La Maison est Tombée, cumpriu oito mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva nesta manhã de sexta-feira (21), em Formosa. O órgão investiga os crimes de desvios de recursos públicos em Formosa por meio de fraude em licitações na locação de caminhões.
De acordo com o MP, os crimes teriam ocorrido desde 2017 até o momento. Além disso, dois mandados de busca e um de prisão foram cumpridos em Brasília (DF), enquanto um outro de busca em Goiânia. Os demais ocorreram em Formosa.
Entre os alvos estão empresas, empresários e servidores da prefeitura da cidade. A investigação durou cerca de oito meses e apurou um esquema que contava com o uso de “laranjas” no registro de companhias, bem como documentação falsa, peculato (desvio de recursos públicos), associação criminosa, superfaturamento e corrupção. Os prejuízos somam R$ 7 milhões, conforme o MP.
Na mesma decisão que expediu os mandatos, o magistrado também suspendeu a realização de contratos e pagamentos com as empresas e empresários investigados, além do bloqueio de bens para garantir o ressarcimento ao município. A Polícia Civil participou da ação.
O Jornal O Hoje procurou a prefeitura de Formosa para comentar sobre a operação. O veículo aguarda o retorno para atualização.