Última rodada da Divisão de Acesso tem acesso do Goiânia e rebaixamento do Itumbiara
Enquanto o Galo volta à elite depois de dois anos, o Tricolor é rebaixado pelo segundo ano seguido
Chegou ao fim a edição de 2022 da Divisão de Acesso do Campeonato Goiano. No último sábado (29), foram disputados os quatro jogos da última rodada da competição estadual. Em disputa, ainda havia uma vaga na primeira divisão e outra na terceira. Ambas da próxima temporada.
Na parte de cima da tabela, quem acabou conquistando o acesso à primeira divisão foi o Goiânia. O Galo Carijó, que iniciou a rodada na terceira colocação, derrotou o Cerrado, que já entrou em campo rebaixado, por 3 a 0, no Estádio OlÃmpico. Emerson Silva, duas vezes, e Patrick fizeram os gols do triunfo alvinegro.
A vaga na elite ficou com o Goiânia porque, no Jonas Duarte, em Anápolis, a Anapolina, que começou como vice-lÃder e que dependia apenas de si, ficou no empate com o Inhumas, já campeão. Depois de sair atrás do placar, a Rubra buscou o empate, mas não conseguiu a virada. Desta forma, o 1 a 1 fez com que a Xata perdesse sua posição no G2 e ficasse sem o acesso.
Na parte de baixo, as duas partidas tiveram emoção do começo ao fim. Na mais movimentada delas, a Evangélica, que começou a rodada dentro da zona de rebaixamento, derrotou o Aparecida, de virada, por 5 a 4. O time de Guapó precisou virar o placar em duas oportunidades para confirmar sua manutenção na Segundona. No AnnÃbal Batista de Toledo, China, com um gol aos 44 minutos do segundo tempo, foi o responsável por manter a ASEEV na Divisão de Acesso.
Em Bom Jesus de Goiás, o último jogo da tarde também teve reviravolta. Ameaçados, Itumbiara e Jaraguá entraram em campo fora da zona de rebaixamento. Logo no inÃcio do primeiro tempo, o Tricolor marcou com João VÃtor. A vitória momentânea empurrava o Gavião da Serra para o Z2. No entanto, com um gol de Márcio Jonatan, na marca de 29 minutos do segundo tempo, o clube do Vale do São PatrÃcio se salvou e mandou o Gigante para a Terceirona. O rebaixamento é o segundo consecutivo do Itumbiara, que disputou a primeira divisão no ano passado. (Breno Modesto, especial para O Hoje)