PF deflagra operação contra combate ao tráfico de drogas
Contas bancárias dos investigados também foram bloqueadas
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 3, a Operação Manicaca que consiste no combate ao tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. A ação policial conta com o efetivo de 70 policiais que cumprem mandados de prisão em Goiânia, Trindade e Inhumas.
Ao todo são 16 mandados de busca e apreensão e nove de prisão temporária. Também fazem parte da medida o bloqueio de contas bancárias pertencentes aos investigados. O nome da operação, manicacas, é em alusão a indivíduos que sabem pilotar aeronaves, mas que não possuem habilitação. Eles eram aliciados por organização criminosa sediada em Goiás e voltada ao tráfico internacional de drogas.
As drogas eram transportadas da Bolívia para Goiás. E do estado era levada para outros lugares do Brasil. O transporte era realizado em aeronaves menores, registradas em nome de terceiros e também não possuíam nome de registro de voo.
A Polícia Federal também fez a identificação de um grupo responsável pelo desvio das drogas do Paraguai. Também haviam produtos eletrônicos, que faziam parte de “serviços” solicitados por comerciantes.
Em seguida, os eletrônicos eram vendidos em locais especializados. A apuração envolve os crimes de organização criminosa, tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico internacional de drogas, lavagem de capitais e descaminho.