Paulinho da Viola completa 80 anos
‘Foi um rio que passou em minha vida’ e ‘Coração leviano’ foram destaques do levantamento feito pelo Ecad
O samba, o choro e o carnaval estão presentes na vida e no trabalho musical de Paulinho da Viola. Um dos mais importantes nomes da Música Popular Brasileira, o cantor e compositor completa 80 anos neste sábado, dia 12. Com sucessos marcantes ao longo da carreira, o artista teve suas 234 obras musicais e 565 gravações analisadas pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).
Nesse levantamento especial realizado pela instituição, ‘Foi um rio que passou em minha vida’, um dos seus hits, se destacou. Foi a música de autoria de Paulinho da Viola mais gravada até agora e também a mais tocada nos últimos 10 anos, nos principais segmentos de execução pública no Brasil. A segunda colocação desses dois rankings musicais ficou com ‘Coração Leviano’, outra canção marcante do artista.
Outro estudo em relação à s obras musicais de Paulinho da Viola revelou as palavras que mais se repetiram em tÃtulos musicais utilizados por ele. A palavra “amor” ficou em primeiro lugar com 13 repetições, seguida por ‘vida’ e ‘viver’ com 9; ‘samba’, com 7; e ‘coração’, com 6.
Paulinho da Viola nasceu no dia 12 de novembro de 1942, no Rio de Janeiro. Nos últimos 10 anos, o artista teve mais de 60% de seus rendimentos em direitos autorais provenientes dos segmentos de Shows, Música ao Vivo e Rádio.
É importante ressaltar que Paulinho da Viola recebe seus rendimentos em direitos autorais regularmente porque faz parte da gestão coletiva da música no Brasil ao ser filiado a uma das sete associações que administram o Ecad (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC). Além disso, o artista mantém os cadastros de suas canções atualizados para que o Ecad possa fazer a identificação de cada uma delas e, em seguida, a distribuição dos valores a que ele tem direito.