O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Alerta

Nova alta de casos da Covid-19: Entenda quais os riscos e os cuidados contra a doença

Última variante, a BQ.1, foi identificada no mês de outubro no Amazonas e já circula em outros estados brasileiros

Postado em 14 de novembro de 2022 por Mariana Fernandes

A circulação de novas variantes do vírus da Covid-19 tem elevado a transmissão da doença, mesmo em países de amplo acesso à vacina, como Alemanha, Estados Unidos e França. Apesar de não estarem acompanhados casos graves de morte, o retorno do coronavírus tem preocupado médicos, inclusive no Brasil.

Uma última variante, a BQ.1, mutação da variante Ômicron, foi identificada no mês de outubro no Amazonas e já circula em outros estados brasileiros. Com o aumento de casos no país, especialistas alertam para a necessidade de ampliar a parcela da população imunizada com doses adicionais recomendadas da vacina contra a doença.

Só neste sábado, o Brasil registrou 30 mortes por Covid e 5.262 casos da doença. A média móvel de mortes agora é de 45 por dia, com queda de 33% na comparação com o dado de duas semanas atrás.

Durante os finais de semana, alguns estados não divulgam os dados atualizados. Por isso, os números consolidados da pandemia divulgados aos sábados e domingos costumam ser menores, apesar do aumento de casos nos últimos dias.

Prevenção

A transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou pelo contato pessoal. Portanto, retomar alguns cuidados como: lavar as mãos regularmente, usar álcool em gel, evitar contato com pessoas doente, podem evitar sérios problemas.

Em todos os casos, os médicos também recomendam:

  • Evitar contato próximo com pessoas doentes
  • Evitar ambientes fechados com aglomeração de pessoas
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo
  • Evitar tocar olhos, boca e nariz 

Veja: Novas variantes da Covid-19 preocupam autoridades de saúde

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também