Incentivo ao esporte no trabalho diminui risco de doenças e aumenta produtividade, aponta estudo
Resultados positivos têm impulsionado empresas a custear práticas esportivas para funcionários
Um estudo recente feito pela Universidad Catolica del Maule no Chile trouxe resultados promissores sobre a prática esportiva associada à produtividade no trabalho. Segundo foi observado, pessoas que praticam esportes nos dias de trabalho reduzem, de forma significativa, a incidência de doenças relacionadas ao estresse e sedentarismo, fato este que tem chamado atenção de empresas goianas.
A pesquisa foi feita com a observação diária de 20 colaboradores em diferentes departamentos da própria universidade chilena e o resultado não poderia ser melhor. Com apenas 30 minutos de exercício físico, o grupo descreveu ter sentido uma redução nos fatores de estresse, ansiedade e aumento do sentimento de positividade.
Os benefícios da atividade física já são amplamente conhecidos e divulgados, mas recentemente um olhar diferenciado no mundo empresarial tem aumentado o número de companhias que investem nas práticas esportivas para que os colaboradores tenham um bom rendimento.
Motivação no trabalho
Um bom exemplo dos resultados do esporte associado ao trabalho é a consultora tributária Karoline Celeste (27 anos). Há cerca de 1 ano a profissional começou a se exercitar através do programa de incentivo ao esporte da empresa em que trabalha e acabou tomando gosto. “Comecei com a caminhada em baixa frequência. Com o tempo, evoluí para a corrida e hoje corro e faço musculação”, conta.
Para a profissional que ama práticas esportivas, o fato da empresa em que trabalha subsidiar esportes para seus colaboradores, mostra uma preocupação importante com o bem-estar de todos. “A empresa que investe em práticas esportivas para os funcionários, com certeza sai na frente. Este tipo de apoio faz com que eu me sinta mais feliz, motivada e focada.”
Melhora na produtividade profissional
Para Jhonatan Nascimento, um dos sócios da Alianzo, empresa especializada em solução de negócios, custear práticas esportivas para os colaboradores acaba sendo um investimento compensatório. “Nosso orçamento anual conta com uma parcela exclusiva para o pagamento de quadras, material, assessoria esportiva, inscrições em circuitos de corrida de rua e outros esportes, com isso temos um elevado grau de engajamento do time, que está sempre focado em alta performance. Isso acabou se tornando algo natural e parte da cultura da empresa”.
Há cerca de 1 ano a empresa lançou o programa “Alianzo Sports” que inclui esportes como corrida, vôlei de areia, futebol e pedal. Os colaboradores podem optar por uma ou mais modalidades. Semanalmente todos se reúnem para a prática dos esportes.
Ainda segundo o empresário, os resultados são visíveis não só na produtividade, mas também no ambiente organizacional que acaba se tornando mais leve e saudável. “Uma empresa é feita de pessoas e temos percebido um clima mais tranquilo e produtivo depois da implementação das práticas esportivas.”
Disciplina nos objetivos
Tanto no esporte quanto no trabalho, ambos exigem esforço, dedicação e disciplina, motivo pelo qual é natural encontrar uma relação entre eles. Para o contador Rodrigo Santos (34 anos), o desenvolvimento emocional que o esporte lhe proporciona serve como base para enfrentar as adversidades no trabalho “O esporte me mantém mais regular em relação a saúde física, isso reflete em bom humor, disposição e disciplina no desenvolvimento das tarefas.”
Segundo Rodrigo, lidar com o estresse é algo que ocorre não só no trabalho, mas em qualquer âmbito da vida, por isso, manter o físico e o emocional saudáveis é essencial para passar pelos momentos difíceis com mais clareza e naturalidade. “Problemas e complicações sempre vão existir e os efeitos no corpo, quando não controlados, podem acarretar doenças no futuro, daí a importância de manter o equilíbrio.”