Entregador deve ou não subir ao apartamento? iFood esclarece
Para a empresa, ir buscar a comida é um gesto de gentileza ao trabalhador, para que posteriormente ele possa seguir mais rápido para a próxima entrega
Em junho deste ano, o entregador Thyago Mendes usou as redes sociais para contar que foi xingado de “vagabundo” por um cliente que exigia dele subir até o apartamento em que estava para completar uma entrega. O fato ocorreu em São Luiz, no Maranhão.
Neste mês, ao menos dois episódios parecidos viralizara na internet. Em Brasília, um cliente ficou indignado com o entregador Bruno Barbosa após ter dito que era para ele subir e entregar a encomenda no apartamento, mas o motorista negou. Outro episódio ocorreu no Distrito Federal, neste último domingo (11/12). O entregador Weliker Santos Almeida, relatou que recebeu uma mensagem do cliente pedindo que subisse até a porta do apartamento para fazer a entregar, mas se recusou a ir. Quando o cliente desceu, o entregador informou que foi humilhado pelo homem.
Leia também: Equipe de transição quer regulamentar sistema de trabalho dos entregadores
Resposta da iFood
Os episódios trouxeram revolta dos motoristas que fizeram buzinaço e alegaram não serem obrigados a subir no apartamento do cliente para entregar a encomenda. O aplicativo brasileiro de entrega de comida, iFood, se pronunciou sobre esses casos.
No site do aplicativo, o coordenador sênior de branding e valorização do entregador Leonardo Fabricia explicou que o entregador não precisa entregar o pedido na porta do apartamento do cliente.
“Não existe obrigatoriedade de o entregador subir nos apartamentos, mas recomendamos que os clientes desçam para receber o pedido”, afirmou.
Para a empresa, ir buscar a comida é um gesto de gentileza ao trabalhador, para que posteriormente ele possa seguir mais rápido para a próxima entrega. Além disso, o aplicativo diz que há uma questão de segurança, pois “nem sempre o entregador pode subir por não ter onde estacionar sua bike ou moto na rua”, destaca o iFood.
Levar a encomenda de volta
No caso que aconteceu em Brasília, em imagens do vídeo que viralizou nas redes sociais, o cliente tenta pegar o pacote da mão do motoboy sem informar o código de entrega, o que levou o entregador a pegar a comida de volta. Sobre esse caso, a plataforma também pronunciou.
“Como medida de segurança para todos, os entregadores do iFood sempre pedem o código de entrega, por isso é preciso informar esse número ao receber o pedido”, descreve o iFood. Caso haja algum problema com o código de confirmação, é possível pedir ajuda pelo aplicativo.