O que é e como ativar o ‘Detecção de Acidente’ no iPhone ou Apple Watch
Ao identificar uma batida de carro envolvendo o usuário, o smartphone pode acionar a emergência e ligar para parentes e amigos por conta própria
O “Detecção de Acidente” é um dos principais recursos da geração de celulares da Apple apresentada em setembro. Ao identificar uma batida de carro envolvendo o usuário, o smartphone pode acionar a emergência e ligar para parentes e amigos por conta própria.
Nos celulares, a função é exclusiva dos iPhones 14. Mas, usuários dos relógios Apple Watch mais recentes, também têm acesso ao recurso.
Segundo a Apple, o “Detecção de Acidente” é capaz de reconhecer impactos frontal, lateral e traseiro, além de capotamentos com sedans, minivans, SUVs, caminhonetes e outros carros de passageiros.
Quando é detectado um acidente, o aparelho emite um aleta sonoro e exibe um controle deslizante, “Chamada de Emergência”, para confirmar se houve uma colisão. Caso o usuário não responda em até 20 segundos, o dispositivo ligará sozinho para um serviço de emergência.
Caso o dono do celular tenha adicionado um contato de emergência nas configurações, o aparelho também envia uma mensagem para informar sobre o acidente de carro.
Como ativar no iPhone 14
- Abra os “Ajustes” do aparelho;
- Toque em “SOS de Emergência”;
- Na área “Detecção de acidente”, ative a função “Ligar Após Acidente Grave”.
A empresa explica que, ao identificar o acidente, o iPhone irá iniciar uma contagem regressiva até soar um alarme antes de ligar para a emergência.
Os celulares compatíveis com a ‘Detecção de Acidente’ são: iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.
Como ativar no Apple Watch
- Ainda no iPhone, abra o aplicativo “Watch”;
- Na área “Meu Relógio“, toque em “SOS de Emergência”;
- Ative a opção “Ligar Após Acidente Grave”.
Na linha de relógios, o “Detecção de Acidente” está disponível nos modelos: Apple Watch Series 8, Apple Watch SE 2º geração e Apple Watch Ultra (todos lançamentos de 2022).