Estresse afeta 46% dos trabalhadores brasileiros
Estudo mostra que Brasil ocupa a sétima posição entre os países mais estressados da América Latina, com altos índices de tristeza e raiva entre os profissionais
O estresse tem afetado quase metade dos trabalhadores brasileiros, segundo o estudo State Of The Global Workplace, realizado pela Gallup. A pesquisa revelou que 46% dos trabalhadores do Brasil estão estressados, colocando o país na sétima posição entre os mais estressados da América Latina. Entre os países que lideram esse ranking estão Bolívia (55%), República Dominicana (51%) e Costa Rica (51%).
Além do estresse, sentimentos de tristeza e raiva também são expressivos no Brasil. De acordo com o estudo, 25% dos trabalhadores brasileiros sentem tristeza e 18% relatam raiva. Esses números colocam o Brasil em quarto lugar no ranking de países latino-americanos mais afetados por essas emoções, atrás de Bolívia, Jamaica e Peru.
O levantamento foi feito por meio de entrevistas telefônicas com aproximadamente 1000 pessoas em cada país. No contexto global, o estresse também é uma preocupação significativa, com 41% dos trabalhadores relatando ter experimentado essa sensação no dia anterior à pesquisa, enquanto 21% relataram raiva e 22% tristeza.
Os impactos desse cenário já podem ser observados no aumento de afastamentos por questões de saúde mental. Dados do Ministério da Previdência Social indicam que, em 2023, 145 mil brasileiros precisaram se afastar do trabalho devido a problemas de ordem mental, um aumento de 45% em relação ao último registro do período.