O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
Crise

Ação judicial da prefeitura de SP quer retorno de energia

Mais de 200 mil imóveis ainda estão sem energia elétrica desde o apagão da sexta-feira (11)

Postado em 15 de outubro de 2024 por Yago Sales
Ação judicial quer energia em São Paulo
Ação judicial quer energia em São Paulo

A prefeitura de São Paulo entrou com uma ação judicial contra a Enel. O objetivo é que a distribuidora restabeleça imediatamente a energia elétrica em vários pontos da cidade. Caso a determinação não seja cumprida, a multa será de R$ 200 mil por dia. A petição foi enviada na segunda-feira (14) à 2ª Vara de Fazenda Pública.

Mais de 200 mil imóveis ainda estão sem energia elétrica desde o apagão da sexta-feira (11). De acordo com o boletim divulgado na tarde desta terça-feira (15), a situação atinge mais de 1,6 milhão de pessoas. Durante o fim de semana, a população enfrentou transtornos semelhantes aos de eventos anteriores, como em novembro de 2023 e janeiro deste ano.

Leia mais: Mais de 500 mil clientes seguem sem energia na grande São Paulo após forte temporal

A petição explica que a falta de energia foi causada por um evento climático extremo. Vendavais derrubaram 386 árvores, algumas delas próximas à fiação elétrica. A prefeitura também aponta a inércia da Enel, que não fez os manejos necessários a tempo. Até a manhã de domingo (13), quase 48 horas após os vendavais, mais de 900 mil pessoas ainda estavam sem energia.

Ação judicial e o Plano de Contingência

Ainda segundo o documento, em 14 de setembro, às 05h40, mais de 530 mil residências e estabelecimentos continuavam sem eletricidade. A prefeitura ressalta o “estado de crônico descumprimento” da Enel em relação ao Plano Anual de Podas de 2023. Além disso, a concessionária não apresentou um Plano de Contingência adequado para as dimensões da cidade.

Diante da gravidade da situação, a ação judicial representa uma tentativa de pressionar a Enel a agir. A falta de energia afeta diretamente a vida dos cidadãos e o funcionamento dos serviços essenciais na capital paulista. Com a decisão, a prefeitura espera restabelecer a energia e minimizar os transtornos enfrentados pela população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também