Brasil goleia o Peru em Brasília com uma boa atuação no segundo tempo
Com a vitória, a Seleção Brasileira se consolida na partida de cima da tabela das Eliminatórias para a Copa do Mundo
O Brasil venceu o Peru por 4 a 0 nesta terça-feira (15), no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, em partida válida pela 10ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Raphinha marcou duas vezes de pênalti, além de Andreas Pereira e Luiz Henrique, que balançaram as redes logo depois de entrarem em campo.
A vitória consolida a Seleção Brasileira na partida de cima da tabela do torneio qualificatório, o quarto lugar, com 16 pontos, cinco a mais que a Venezuela, primeira seleção fora da zona de classificação.
Primeiro tempo
O Brasil começou a partida tentando abrir o placar aos 5 minutos em uma falta cobrada por Raphinha, que acabou parando na barreira. O Peru chegou a abrir o placar com um gol de Edison Flores aos 11 minutos. No entanto, o tento foi anulado por impedimento. Esta seria a única chance de gol da Seleção Peruana na primeira etapa.
A Seleção Brasileira teve o domínio da posse de bola, mas sem criar grandes oportunidades de balançar as redes. A única vez que o Brasil levou perigo à meta peruana foi com Raphinha, que acertou o travessão aos 23 minutos.
No minuto 32, o Brasil reclamou de pênalti após um possível toque de mão de Zambrano. O VAR chamou o árbitro para revisar o lance e a penalidade foi marcada. Sendo assim, aos 37 minutos, Raphinha cobrou o pênalti deslocando Gallese para abrir o placar para a Seleção Brasileira, que foi para o intervalo com a vantagem no marcador.
Segundo tempo
O time comandado por Dorival Júnior conseguiu ampliar o placar aos 8 minutos da etapa final com um novo gol de pênalti. Raphinha converteu novamente a penalidade com um chute forte no canto direito. A Seleção Brasileira voltou a ficar perto de mais um tento com Gerson, aos 10 minutos, e com Igor Jesus, aos 13 minutos.
No minuto 25, Luiz Henrique arrancou pelo lado direito e chutou na área. A bola chegou para Andreas Pereira, que acertou um lindo voleio e marcou o terceiro gol para o Brasil. Uma curiosidade: Andreas Pereira e Luiz Henrique participaram do gol com menos de 2 minutos em campo.
Logo na sequência, aos 28 minutos, Luiz Henrique marcou o quarto gol da Seleção Brasileira com um belo chute de perna esquerda na entrada da área, no cantinho, sem chances para Gallese. E o placar terminou assim: Brasil 4 a 0 sobre o Peru com uma atuação convincente da seleção brasileira no segundo tempo, que vinha devendo um bom futebol nos últimos jogos. (Especial para O Hoje)
Ficha técnica
Brasil 4 x 0 Peru
- Data: 15 de outubro de 2024 (terça-feira).
- Horário: 21h45 (de Brasília).
- Local: Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.
- Árbitro: Esteban Ostojich (Uruguai).
- Assistentes: Carlos Barreiro (Uruguai) e Andres Nevas (Uruguai).
- VAR: Leodán González (Uruguai).
- Cartões amarelos: Vanderson (Brasil); Roberto Reyna, Gallese, Jesús Castillo, Zambrano e Cartagena (Peru).
- Gols: Raphinha, aos 37 min/1ºT e aos 8 min 2ºT, Andreas Pereira, aos 25 min/2ºT e Luiz Henrique, aos 28 min/2ºT (Brasil).
Brasil: Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães (André), Gerson e Rodrygo (Andreas Pereira); Raphinha (Endrick), Igor Jesus (Matheus Pereira) e Savinho (Luiz Henrique). Técnico: Dorival Júnior.
Peru: Gallese; Miguel Araújo, Zambrano e Callens; Luis Advíncula (Polo), Cartagena, Jesús Castillo (Oliver Sonne), Sérgio Peña (Murrugarra) e Marcos Lopez; Roberto Reyna (Luis Ramos) e Edison Flores (Grimaldo). Técnico: Jorge Fossati.