Goiás possui destino pouco explorado e ideal para os fãs de aventura em meio à natureza
Local é conhecido pelas opções turísticas e ecológicas, repletas de aventuras
A cidade de São Domingos, no nordeste de Goiás, vem ganhando destaque como um dos principais destinos para o ecoturismo na região. Situada a cerca de 640 km de Goiânia, este município que possui cerca de 3.000 habitantes, oferece aos turistas opções de contato direto com a natureza, como trilhas, cachoeiras e cavernas.
O local é ponto de partida para a exploração do Parque Estadual de Terra Ronca, famoso por suas cavernas e rios subterrâneos.
O Parque Estadual de Terra Ronca é o principal atrativo de São Domingos. Com mais de 57 mil hectares, o parque abriga algumas das maiores cavernas da América Latina, sendo Terra Ronca I e Terra Ronca II as mais visitadas. As formações calcárias e os rios subterrâneos que atravessam as cavernas proporcionam um cenário único para quem visita a região. Guias locais oferecem passeios que variam entre trilhas externas e explorações no interior das cavernas, onde é possível apreciar as estalactites e estalagmites.
O nome vem justamente do “ronco” que as águas fazem no interior das cavernas. Em algumas delas, todo o trajeto é feito pelo leito dos rios. Existem cavernas de fácil acesso e outras que desafiam até os viajantes mais aventureiros. O local é muito procurado para a prática de ecoturismo e garante muita aventura para os visitantes. Além das grutas e cavernas, a região conta com muitas cachoeiras e cenários incríveis, ricos em flora e fauna.
Um dos locais mais interessantes é a Caverna Angélica, que se destaca por sua beleza e fácil acesso. A caverna é ideal para iniciantes, pois possui uma trilha de nível moderado até sua entrada. No interior, os visitantes são recebidos por uma ampla galeria iluminada pela luz natural que entra pelas aberturas na rocha. A Angélica é conhecida por suas formações rochosas esculpidas pela água ao longo dos anos.
Outra opção para quem deseja explorar mais cavernas, é a Caverna São Bernardo que é, na realidade, um complexo com três cavernas. A entrada é feita através de uma descida íngreme. Em seu interior, correm os Rios São Bernardo e Palmeira. Todo o trajeto, de cerca de 4 quilômetros, é feito através de suas águas, que se encontram em um determinado trecho. Os salões caverna são cobertos por estalactites e estalagmites. O destaque fica por conta do Salão das Pérolas, que tem formações rochosas que parecem ter sido esculpidas em forma de pérolas.
A cidade tem várias atrações turísticas que vão te deixar de queixo caído. Cachoeiras lindas e cavernas gigantes, que te fazem sentir literalmente a natureza na pele. Estalactites e estalagmites (aquelas pontinhas saindo do chão e teto das cavernas).
Para os interessados em turismo cultural, anualmente no mês de agosto, entre os dias 1º a 4, é celebrado a festa do padroeiro da cidade de São Domingos (São Domingos de Gusmão) onde a cidade fica repleta de pessoas para a “levantada do mastro” (poste de madeira onde é colocada uma bandeira do santo em seu topo) em homenagem ao santo espanhol. Entre os dias 5, 6 e 7 ocorre a Festa do Bom Jesus da Lapa de Terra Ronca, é uma tradição do início do século e reúne moradores das cidades vizinhas e romeiros de Goiás, Tocantins e Bahia. São realizadas romarias com mais de 10 mil pessoas que acreditam nos poderes milagrosos da gruta. Barracas com bebidas, comidas típicas e artesanato cobrem a estrada que leva à caverna.
Por fim, São Domingos tem se tornado um ponto de interesse para praticantes de esportes de aventura, como o trekking e o rapel. As trilhas que levam às cavernas e cachoeiras são uma oportunidade para quem deseja se aventurar pelas belezas naturais da região, além das vistas panorâmicas do cerrado goiano.
Leia também: Descubra 6 cachoeiras gigantescas ocultas em grandes cidades brasileiras